31 Out | "Dark Matter Day 2019: Finding the Missing Matter", Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra Rómulo de Carvalho

Na próxima quinta-feira, dia 31 de Outubro, pelas 18h, realiza-se no RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, no âmbito do Dia Internacional da Matéria Escura, a palestra "Dark Matter Day 2019: Finding the Missing Matter" com Cláudio Pascoal da Silva, professor do Departamento de Física e investigador do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas da Universidade de Coimbra.
29 outubro
Dark Matter Day

A entrada é livre e destinada ao público em geral.

Evento no Facebook

Dark Matter Day

No próximo dia 31 de Outubro celebra-se o dia internacional da matéria escura - um dos maiores enigmas da ciência contemporânea. A matéria escura é conhecida apenas pelo seu efeito gravitacional no universo e é essencial para manter as galáxias agregadas. Apesar de ser quatro vezes mais abundante do que a matéria conhecida, continua a escapar a todas as tentativas de deteção. Nesta palestra discutir-se-á o que é a matéria escura, porque acreditamos na sua existência e como a pretendemos detectar no futuro. O LIP-Coimbra participa desde 2004 em experiências de deteção direta de matéria escura e conta actualmente com uma equipa de 13 investigadores e estudantes envolvidos na construção e operação do detector LUX-ZEPLIN (LZ). LZ funcionará numa mina de ouro nos Estados Unidos a 1500 m de profundidade e vai ser o maior e mais sensível detector de matéria escura jamais construído. Iniciará a sua operação no próximo ano e poderá pela primeira vez detectar esta matéria misteriosa.

Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas - LIP