Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

23 Out | Ciência às Seis: Leonardo da Vinci - uma “arte” do intervalo | CCViva da Universidade de Coimbra Rómulo de Carvalho

O Ciclo de palestras de cultura científica, Ciência às Seis, está de volta com a quarta temporada de 2019/2020.
23 outubro
Ciencia as Seis - LdVinci
Ciencia as Seis - LdVinci

A entrada é livre e destinada ao público em geral interessado em cultura científica.

Leonardo da Vinci, tomado como filho exemplar do Renascimento, fincou-se, talvez como nenhum outro homem, na vertigem que separa a ciência da arte, e vice-versa. Com efeito, é no século XVI que se abre, através do mergulho perpetrado pela anatomia no corpo humano, o solo da ciência moderna, ao mesmo tempo que se preparam os fundamentos do mundo entendido enquanto imagem.

Na formulação de tal imagem avulta a arte, e especificamente a pintura, como aquela que delimita e enquadra, aquela que de forma económica melhor coloca o humano em cena, oferecendo-lhe então um espelho de grande eficácia.

Nesta ocasião iremos deter-nos precisamente na vertigem que separa a ciência da arte, e vice-versa, tendo como timoneiro Leonardo da Vinci e a diferença sexual como ângulo que abre a nossa perspectiva. - Cláudia Ferreira

Evento no Facebook | Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20)

O ciclo "Ciência às Seis" é coordenado pelo bioquímico e comunicador de ciência, António Piedade, irá decorrer de Outubro de 2019 a Julho de 2020.