Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Discussão pública – Políticas de emprego científico – ANICT 2020

2 março

Na última década, foram promovidas várias políticas científicas focadas no aumento de oportunidades de emprego para cientistas, no rejuvenescimento das instituições e no aumento das oportunidades de financiamento para jovens doutorados. No entanto, a falta de coordenação das políticas implementadas associada à quase inexistência de oportunidades para ingresso numa carreira científica tem desembocado num enorme desperdício de investimento público no que diz respeito a recursos humanos altamente qualificados.

Face a esta problemática foi criada recentemente, pelo Governo, uma Comissão de Avaliação do Programa de Estímulo ao Emprego Científico que visa identificar os problemas existentes e apontar diretrizes norteadoras de novas políticas de emprego científico. 

Enquanto associação representativa dos investigadores, a Associação Nacional de Investigadores em Ciência e Tecnologia (ANICT) foi convidada a participar no processo conduzido pela Comissão de Avaliação do Programa de Estímulo ao Emprego Científico. Para isso, irá lançar uma auscultação nacional dos investigadores através da realização de um ciclo de simpósios intitulado “ANICT 2020”, que vai decorrer em várias instituições do país. Os principais objetivos consistem em: 

 - mapear os principais problemas que os investigadores doutorados enfrentam no desenvolvimento da sua atividade laboral; 

 - discutir propostas concretas de políticas científicas prioritárias que o Governo deveria implementar a curto, médio e longo prazo. 

Esta auscultação nacional culminará com o envio dos seus resultados à respetiva Comissão de Avaliação do Programa de Estímulo ao Emprego Científico, assim como aos deputados da Assembleia da República e ao Governo.

No próximo dia 5 de Março o ANICT2020 terá lugar no Anfiteatro Nobre, Departamento de Engenharia Química, Pólo II , no período entre 9h30-11:30 h

Faça a sua inscrição aqui.