20 Set | Gestão de Dados de Pesquisa FAIR

Decorre na próxima sexta-feira, dia 20 de setembro de 2019, o Workshop "Gestão de dados de pesquisa FAIR".
16 setembro
Gestao de Dados FAIR

Programa aqui

Inscrições aqui

Decorre na próxima sexta-feira, dia 20 de setembro de 2019, o Workshop "Gestão de dados de pesquisa FAIR" que assinala a abertura da nova edição do Doutoramento em Ciência da Informação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Este Workshop conta com os contributos de professoras da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e da Fundação Osswaldo Cruz, Patrícia Henning, Viviane Veiga e Simone Alencar

A gestão de dados é considerada essencial para a condução da investigação científica no século XXI, sendo os dados brutos o principal insumo informacional para o desenvolvimento de novas pesquisas. A gestão de dados alinhada aos princípios FAIR ( Findable, Accessible, Interoperable e Reusable ) é fundamental no âmbito europeu, sobretudo deste o programa H2020. Um plano de Gestão de Dados FAIR deve detalhar todo o processo de tratamento, gestão, armazenamento e curadoria dos dados que será adotado pelo pesquisador em todo o ciclo de vida da pesquisa.

Este Workshop propõe a compreensão da importância da gestão de dados, especificidades e exigências para o alinhamento com os princípios FAIR, bem como a necessidade da elaboração de um plano de gestão de dados FAIR desde o início da investigação.

O programa, que segue em anexo com mais detalhe, organiza-se em 3 partes:

W1 Introdução à gestão de Dados de Pesquisa (GDP)

W2 Introdução aos princípios FAIR

W3 Planos de Gestão de Dados

A sessão será aberta à comunidade, mas sujeita a inscrição e confirmação da mesma, dado o número de lugares limitado. Para se inscrever deverá fazê-lo através do link que é disponibilizado na página em anexo e também aqui. Peço a divulgação junto dos V/ utilizadores.