Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Call for papers

Humanidades Digitais - Revista Estudos do século XX

Estudos do Século XX é uma publicação do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra – CEIS20, com sistema de arbitragem científica que tem por finalidade dar a conhecer os resultados das investigações que se vão realizando sobre aspetos da Sociedade Contemporânea. A revista Estudos do Século XX convida em permanência os interessados à apresentação de artigos para publicação.

Neste momento encontra-se em preparação o n.º 22, que contará com um dossier temático subordinado ao tema Humanidades Digitais. As Humanidades Digitais são uma área emergente que alberga práticas epistémicas distintas na área das Humanidades. Tais práticas têm como tónica comum a aplicação da tecnologia digital nos seus processos de construção, métodos, visualização e análise e disseminação da investigação.

Desse encontro entre tecnologia e Humanidades resulta uma mudança de paradigma na forma como produzimos e pensamos a ciência e a cultura, alterando-se a tessitura das próprias humanidades pela criação de novos objetos, pelo incremento do trabalho colaborativo, marcadamente multidisciplinar, pelo envolvimento societal e pela ampliação da disseminação de resultados.

Este número procura refletir essa diversidade epistémica, plasmada em métodos, abordagens e perspetivas, que contribui para evidenciar a riqueza e o olhar, necessariamente plural, sobre as Humanidades Digitais, as quais usufruem das facilidades geradas pela Ciência Aberta.

Os trabalhos propostos devem idealmente enquadrar-se num dos seguintes temas:

1. Perspetivas de investigação em Humanidades Digitais: tendências atuais e perspetivas futuras;
2. A construção de conhecimento: métodos de investigação nas Humanidades Digitais;
3. As Humanidades Digitais no contexto da Ciência Aberta;
4. As multiliteracias em Humanidades Digitais;
5. Humanidades Digitais e Ciência Cidadã;
6. Web Semântica.


15/06 Submissão de proposta com texto completo, seguindo normas APA (7ª Edição)



Os interessados em colaborar deverão submeter as suas propostas em https://impactum-journals.uc.pt/estudossecxx/about/submissions , até ao dia 15 de junho de 2022, momento que em se encerra a entrada de artigos para o n.º 22.

O texto deve ser acompanhado de uma nota biográfica (incluindo nome, afiliação institucional, e-mail e ORCID ID) e especificar o tema em que pretendem incluir o artigo.

Os artigos científicos deverão ter até 50.000 caracteres (incluindo espaços, notas de rodapé e bibliografia final) e ser acompanhados de um resumo até 200 palavras e de cinco palavras-chave, em português e inglês. Em caso de dificuldade por parte do autor, a Direção da revista encarregar-se-á de solicitar a tradução para as línguas estrangeiras.

As colaborações deverão ser originais e inéditas, e não poderão ter sido submetidas à apreciação para publicação noutras revistas. Os textos poderão apresentar-se em português, espanhol, francês e inglês, e deverão ser processados em formato Microsoft Word, tipo Times New Roman, tamanho 12, a espaço e meio, (com exceção das citações longas e das notas de rodapé, que deverão ser em tamanho 10, espaço simples).

Todas as contribuições submetidas à apreciação serão sujeitas a um processo de avaliação por pares (peer review) da revista. A decisão final sobre a publicação dos textos compete aos coordenadores de cada número da revista, depois de considerados os pareceres dos pares (referees). Os pareceres e a decisão tomada sobre os trabalhos recebidos serão comunicados aos respetivos autores.


Contactos

Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra – CEIS20
Rua Filipe Simões, n.º 33 3000-186
Coimbra, Portugal
Tel.: +351 239 708 870
email: publicacoes.ceis20@uc.pt