Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

II Diálogos & Investigação sobre Cultura, Educação e Sociedade Digital 

II Dialogues & Research on Culture, Education and Digital Society
Coimbra, 18 e 19 de novembro de 2021 | online CEIS20 | III/UC


Apresentação geral

No primeiro encontro de Diálogos e Investigação sobre Cultura, Educação e Sociedade Digital — https://www.uc.pt/iii/culturedudigital/—, a 24 de setembro de 2020, procurámos descrever, compreender e analisar, de forma consciente e crítica, o modo como as tecnologias digitais (re)configuram a construção do conhecimento e o seu efeito no contexto formal de ensino e aprendizagem no ensino superior, tendo cruzado perspetivas sobre (i) a interseção de espaço, tempo e informação na cultura digital, (ii) as competências plurilingues e interculturais na mediação virtual, (iii) modalidades de interação síncrona e assíncrona em ambientes de ensino e aprendizagem em rede.

Desta vez, dando continuidade à abordagem interdisciplinar, os diálogos e investigação no âmbito da tríade cultura, educação e sociedade digital serão organizados em três mesas-redondas:


#1 Ética da responsabilidade na interação entre ser humano e computador

Relativamente à ética da responsabilidade na interação entre ser humano e computador, importa rever tópicos como a longevidade da vida humana e as capacidades cognitivas potenciadas pelas tecnologias, bem como os princípios de design da interação entre ser humano e computador.


#2 Conhecimento da dúvida e a dúvida como conhecimento

A credibilidade da informação e das fontes de informação tem sido reforçada como essencial para a gestão de uma sociedade democrática. Que capacidades terão de ser convocadas para que os cidadãos assegurem uma avaliação crítica da informação e do conhecimento?


#3 Tecnologia digital e criatividade artística

A produção cultural tem sido alvo de mudanças no formato, nos géneros e até na sua própria finalidade. De que modo a criatividade artística foi e é influenciada pelas tecnologias digitais e como se verifica a influência da criatividade artística nas tecnologias digitais?


Público-alvo

São muito bem-vindos/as estudantes, investigadores/as, organizadores/as culturais e profissionais do sector cultural.


Comissão organizadora

Ana Isabel Ribeiro (Univ Coimbra, CEIS20, FLUC)

Anabela Fernandes (Univ Coimbra, CEIS20, FLUC)

Clara Serrano (Univ Coimbra, CEIS20)

Nuno Coelho (Univ Coimbra, CEIS20, DEI)

logos_ceis20_dialogos_3