Apresentação geral
No primeiro encontro de Diálogos e Investigação sobre Cultura, Educação e Sociedade Digital — https://www.uc.pt/iii/culturedudigital/—, a 24 de setembro de 2020, procurámos descrever, compreender e analisar, de forma consciente e crítica, o modo como as tecnologias digitais (re)configuram a construção do conhecimento e o seu efeito no contexto formal de ensino e aprendizagem no ensino superior, tendo cruzado perspetivas sobre (i) a interseção de espaço, tempo e informação na cultura digital, (ii) as competências plurilingues e interculturais na mediação virtual, (iii) modalidades de interação síncrona e assíncrona em ambientes de ensino e aprendizagem em rede.
Desta vez, dando continuidade à abordagem interdisciplinar, os diálogos e investigação no âmbito da tríade cultura, educação e sociedade digital serão organizados em três mesas-redondas:
#1 Ética da responsabilidade na interação entre ser humano e computador
Relativamente à ética da responsabilidade na interação entre ser humano e computador, importa rever tópicos como a longevidade da vida humana e as capacidades cognitivas potenciadas pelas tecnologias, bem como os princípios de design da interação entre ser humano e computador.
#2 Conhecimento da dúvida e a dúvida como conhecimento
A credibilidade da informação e das fontes de informação tem sido reforçada como essencial para a gestão de uma sociedade democrática. Que capacidades terão de ser convocadas para que os cidadãos assegurem uma avaliação crítica da informação e do conhecimento?
#3 Tecnologia digital e criatividade artística
A produção cultural tem sido alvo de mudanças no formato, nos géneros e até na sua própria finalidade. De que modo a criatividade artística foi e é influenciada pelas tecnologias digitais e como se verifica a influência da criatividade artística nas tecnologias digitais?
Público-alvo
São muito bem-vindos/as estudantes, investigadores/as, organizadores/as culturais e profissionais do sector cultural.
Comissão organizadora
Ana Isabel Ribeiro (Univ Coimbra, CEIS20, FLUC)
Anabela Fernandes (Univ Coimbra, CEIS20, FLUC)
Clara Serrano (Univ Coimbra, CEIS20)
Nuno Coelho (Univ Coimbra, CEIS20, DEI)