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CEIS20

Núcleo de Estudos da Pedagogia do Ensino Superior

Investigação

- Educação a Distância e eLearning no Ensino Superior em Estabelecimentos Prisionais em Portugal

Sinopse: A educação é um direito universal e desempenha um papel crucial no desenvolvimento humano, ajudando o indivíduo a construir a sua personalidade e o seu carácter. Mesmo em situação de reclusão, e tendo em consideração as Recomendações do Conselho da Europa referentes à Educação nas Prisões (1989) e às Regras das prisões europeias (2006), os cidadãos possuem os mesmos direitos no acesso à educação. Com efeito, a reclusão implica a perda de alguns direitos, mas estes não se devem estender à educação, na medida do possível, sobretudo, porque a educação e a formação, neste contexto, tende a assumir-se como um dispositivo promotor de reinserção social e de combate à reincidência.
Assim, este projeto tem como principal objetivo a construção e desenvolvimento de um campus académico de educação, formação e cidadania que responda às necessidades organizacionais e formativas da Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais. Este Campus integrará diversos serviços online e será suportado por uma plataforma tecnológica que agregará tecnologias de eLearning e de eManagement, que procurarão tornar mais eficientes os processos de natureza pedagógica, académica, administrativa e de cidadania digital. Para  além da dimensão tecnológica é, também, objetivo deste projeto desenvolver e avaliar um modelo de formação em eLearning para o ensino superior e formação profissional em estabelecimentos prisionais, analisando o impacto deste modelo pedagógico nas perceções de competência dos indivíduos reclusos, nomeadamente, no que diz respeito à autonomia, responsabilidade, autodireção e autorregulação, confiança nas próprias competências, capacidade de resolução de problemas, problematização e motivação para aprender. 
Investigador Responsável: José António Moreira

- Avaliação das Competências Digitais dos Professores do Ensino Superior em Portugal

Sinopse: A aprendizagem em rede e as potencialidades das tecnologias digitais trouxeram novos e estimulantes desafios para as instituições educativas e seus professores. Um dos principais desafios prende-se com a necessidade de conceber novos cenários de aprendizagem recorrendo às ferramentas disponíveis na web social. O foco encontra-se, por um lado, num novo modelo de estudante e, por outro lado, nas novas necessidades dos mercados de trabalho, que hoje buscam nos seus profissionais competências que vão além das fundacionais e que promovam comportamentos de ordem superior, assumindo-se como cada vez mais necessária a adoção de novas estratégias e de novas metodologias que promovam práticas pedagógicas da emancipação, nomeadamente com vista ao desenvolvimento das competências para o século 21 (WEF, 2015).
Nesse sentido é fundamental que os professores adquiram competências digitais que lhes permitam a utilização dessas tecnologias de forma eficaz. Neste projeto pretendemos fazer a avaliação das competências digitais dos docentes portugueses do ensino superior, para, a partir dos resultados alcançados, definir estratégias a implementar, no sentido de formação contínua adequada à superação das dificuldades encontradas, auxiliando os docentes a promover as competências referidas, de carácter transversal e multidimensional, complementando as pedagogias e metodologias já existentes com novas estratégias focadas em projetos, pesquisas ou métodos de aprendizagem adaptativos.

Investigadora Responsável: Sara Dias-Trindade