Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Abertura da Exposição "Refracções Camonianas"

Artistas do séc. XXI em Diálogo com Camões. Refracções Camonianas
6 novembro
Refrações Camonianas
Refrações Camonianas

Abertura da exposição Refracções Camonianas em artistas do século XXI–Ut Poesis Pictura –17 novembro 2020, 15h00 


O CIEC – Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos através da sua linha de investigação Poética e Retórica concebeu e, em parceria com o Museu Nacional de Machado de Castro e a Câmara Municipal de Coimbra, levou por diante um gesto propiciatório: o convite a um grupo altamente representativo de artistas plásticos para, na diversidade de orientações com que se têm distinguido os seus trajectos, manifestarem em obra original facetas do seu diálogo com o legado camoniano. 

A consideração dos nexos que a nossa contemporaneidade artística estabelece com as grandes figuras da tradição cultural constitui questão nuclear na compreensão actual da criação estética. 

Nesse quadro, avulta Camões, como mito vivo da cultura lusíada e autor cimeiro do cânone nacional (como Dante ou Cervantes); e a sua incerta vida, a sua forte e perturbadora personalidade, a sua obra inacomodada e fascinante (de alcance universal, como Shakespeare ou Goethe), continuam a interpelar e a estimular esses receptores qualificados que são os artistas dos nossos dias. 

Daí esta singular convocação: o convite a um grupo altamente representativo de artistas plásticos para, na diversidade de orientações com que se têm distinguido os seus trajectos, manifestarem em obra original facetas do seu diálogo com o legado camoniano. 

Dignam-se estar presentes Sua Exa. o Senhor Presidente da República e Sua Exa. a Senhora Ministra da Cultura. 

UT POESIS PICTURA 

1- Albuquerque Mendes

2- António Olaio

3- Arlindo Silva

4- Cabrita

5- Francisco Laranjo

6- Fernando Marques de Oliveira

7- Graça Morais

8- José Maçãs de Carvalho

9- Sobral Centeno

10- José Rodrigues

11- Júlio Pomar

12- Levi Guerra

13- Lu Lessa Ventarola

14- Manuel Casimiro

15- Nikias Skapinakis

16- Pedro Calapez

17- Pedro Pousada

18- Pedro Proença

19- Rui Sanches

20- Zulmiro de Carvalho


Mais info:https://www.facebook.com/events/414975026329537/