Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Desenvolvimento Sustentável da Floresta

O Programa Doutoral em Desenvolvimento Sustentável da Floresta é uma oferta formativa resultante da associação entre a UC e a UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro) no âmbito de uma iniciativa interdisciplinar estratégica, enquadrada na necessidade de dar resposta às diferentes dimensões da floresta: social, económica, ambiental e tecnológica. Este Programa Doutoral conta ainda com a colaboração e o apoio de diversas indústrias de madeira e da Cortiça (Amorim e Navigator company) e de institutos ligados aos recursos energéticos, como por exemplo o ICNF (Instituto de Conservação da Natureza e Florestas).

Objetivos do Curso 

Os objetivos gerais deste doutoramento resultam das dinâmicas socioeconómicas comuns a toda a Europa e em particular em Portugal, relativas ao envelhecimento da população e à desertificação humana das zonas interiores de território rurais. Assim pretende-se: 

- Reforçar a formação e a capacitação dos recursos humanos que possam constituir-se como  motores de desenvolvimento dos espaços rurais interiores;

-Criar competências para identificar, quantificar, e gerir os recursos naturais dos territórios rurais;

-Reforçar a gestão dos recursos naturais alicerçada na transferência do conhecimento científico;

-Estimular dinâmicas sustentáveis, alicerçadas no aproveitamento eficiente dos recursos naturais associados à floresta, que contrariem a inatividade e o subaproveitamento vigente, identificando oportunidades de investimento;

-Unir sinergias e recursos de ambas as universidades, num sinal claro de diálogo e trabalho cooperante, entre duas regiões desafiantes de Portugal (Norte e Centro).

Duração Ciclo de Estudos

6 semestres

Direção do Curso

Maria da Graça Videira de Sousa Carvalho (mgc@eq.uc.pt)

Mais informações 

    Prazo de Candidaturas

    1ª Fase: 10 de feveiro a 31 de março de 2020

    2ª Fase: 1 de abril a 15 de julho de 2020

    3ª Fase: 17 de agosto a 31 de agosto de 2020

     Vagas disponíveis

    1ª fase: 7 vagas

    2ª fase: 7 vagas

    3ª fase: 1 vaga +  vagas sobrantes

    Extraordinária: vagas sobrantes

    O curso só funcionará no presente ano letivo se for atingido o número mínimo de estudantes inscritos (3 alunos).