Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Estudos Contemporâneos

Mais do que em qualquer outra fase da história humana, as dificuldades e as potencialidades da conjuntura atual tornam úteis as ciências sociais e as tecnologias delas derivadas. Tendo em conta esta apreciação, pretende-se com o Curso de 3º Ciclo em Estudos Contemporâneos reforçar a investigação científica e tecnológica sobre as sociedades contemporâneas (séculos XIX a XXI). Considera-se, assim, pertinente desenvolver estratégias de estudo e de intervenção de natureza interdisciplinar e de cariz tendencialmente comparativo.

Objetivos

Visa-se com esta oferta curricular apoiar a formação de investigadores autónomos e eficazes, imaginativos e rigorosos. Procura-se atingir esse objetivo fomentando a aquisição de conhecimentos complexos sobre as sociedades contemporâneas. Adota-se, para o efeito, uma perspetiva interdisciplinar, partindo da história contemporânea, dos estudos europeus e das relações internacionais, dos estudos artísticos, das ciências da comunicação, das ciências da educação, da história das ciências da saúde, das ciências da informação e do multimédia. Salienta-se a relevância dos instrumentos epistemológicos, teóricos e metodológicos para a produção de saber científico ou tecnológico operatório. Promove-se a análise individualizada ou comparativa de fenómenos sociais à escala local/regional, nacional e internacional no curto, médio ou longo prazos.

Os estudantes do Curso de 3º Ciclo em Estudos Contemporâneos ampliarão significativamente o respetivo grau de autonomia enquanto investigadores. Serão capazes de estruturar abordagens interdisciplinares e comparativas relativamente a temáticas micro, meso ou macro. Poderão adquirir competências de identificação e delimitação de objetos de estudo significativos, de seleção de metodologias de trabalho adequadas, de explicitação de conhecimento objetivante. Terão maior capacidade de conceber, aplicar e avaliar soluções tecnológicas que, derivadas de várias áreas do saber, viabilizem a satisfação de necessidades sociais.

Duração do Ciclo de Estudos

8 Semestres

Direção do Curso

Prof. Doutor António Rafael Amaro

Contacto

ceis20_bib@ci.uc.pt

Prazo para candidaturas:

1ª fase: 10 de fevereiro a 31 de março de 2020

2ª fase: 1 de abril a 15 de julho de 2020

3ª fase: 17 de agosto a 30 de setembro de 2020

Fase extraordinária: 2 de novembro a 6 de novembro de 2020

Provas de Doutoramento e Agregação

Consulte aqui

Vagas disponíveis

1ª fase: 6 vagas;

2ª fase: 13 vagas;

3ª fase: 1 vaga + vagas sobrantes

Fase extraordinária: vagas sobrantes

O curso só funcionará no presente ano letivo se for atingido o número mínimo de estudantes inscritos (5 alunos).

Mais Informações