Investigadoras da UC debatem sobre soluções para empoderar mulheres a assumir a liderança de projetos de investigação com financiamento europeu

A Professora do ISCSP-ULisboa, Helena Marujo, líder em Psicologia Positiva e Titular da Cátedra Cátedra UNESCO em Educação para a Paz Global Sustentável, esteve em Coimbra para facilitar a sessão de co-criação e empoderamento de mulheres.

22 novembro, 2023≈ 3 mins de leitura

No dia 20 de novembro, um grupo de 30 investigadoras da UC reuniu-se para a 2.ª Sessão Complementar do Bootcamp Women Researchers@UC. Sob a orientação da Professora Helena Marujo e Clara Barata, Gestora de Ciência no Núcleo das Áreas Estratégicas da UC (NAE-UC), utilizando o formato dinâmico de World Café e seguindo os preceitos do modelo da psicologia positiva, as investigadoras trocaram ideias em oito grupos. Os grupos mudavam a cada ronda de perguntas e desafiaram as investigadoras a pensar e propor soluções para empoderar mais mulheres a submeter candidaturas de projetos de investigação para financiamento europeu, como o ERC (European Research Council), e outros de renome internacional.

Após quatro rondas de debates e propostas, cada anfitriã de grupo apresentou as soluções elaboradas por ela e as colegas com quem debateu para as quatro questões a que foram convidadas a refletir. O resultado revelou um conjunto inspirador de ideias destinadas a fortalecer o papel das mulheres na investigação de ponta.

Encerrando a sessão, as participantes reuniram-se na Casa da Pedra para um almoço descontraído, proporcionando não apenas uma pausa bem-vinda, mas também um valioso momento de networking. Esta sessão marca o último de um par de eventos complementares organizados no âmbito do Bootcamp Women Researchers@UC, inserido no projeto GendER@UC EEA Grants. Este projeto promove a consciencialização para a igualdade de género na investigação e academia da UC.