IIIUC

China@UC

Conferência com delegação do Instituto de Direito Internacional da CASS

No dia 11 de novembro de 2019, a Academia Sino-Lusófona da Universidade de Coimbra (ASL-UC) promoveu, no âmbito do Centro de Estudos Chineses CASS-UC, a Conferência Internacional Estado de Direito e Cooperação Sino-Portuguesa na Iniciativa “Uma Faixa, Uma Rota” (cartaz), na Sala de Palestras 1.05 do Colégio da Trindade, das 9h30 às 12h30.

Banner Conferência 2019.11.11

Conferência CASS 11.11.2019_1

A sessão de abertura ficou a cargo do Prof. Doutor Rui de Figueiredo Marcos, Diretor da ASL-UC e da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC), que deu as boas-vindas à delegação visitante e demonstrou satisfação pela reflexão de um tema pertinente no contexto das relações sino-lusófonas na atual ordem mundial. Sublinhou a importância da publicação de livros e artigos em chinês, em colaboração com a China, e anunciou que em breve será lançada a versão chinesa do livro da Faculdade de Direito e o livro bilingue dos discursos proferidos na conferência inaugural da ASL-UC, em junho de 2019.

Conferência CASS 11.11.2019_2

Conferência CASS 11.11.2019_3

A conferência contou com a presença de cinco oradores da Academia Chinesa de Ciências Sociais (CASS): três professores do Instituto de Direito Internacional, liderados pelo seu Diretor, o Professor Mo Jihong, e dois professores da Editora do Chinese Journal of Social Sciences.

Da parte da UC proferiram comunicações o Prof. Doutor João Carlos Marques (Diretor do MARE e Professor do Departamento de Ciências da Vida, FCTUC), a Prof.ª Doutora Ana Raquel Moniz, (Subdiretora da ASL-UC e da FDUC), e o Prof. Doutor Alexandre Soveral Martins (professor da FDUC).

Conferência CASS 11.11.2019_4

Para encerrar, o Prof. Doutor João Nuno Calvão da Silva, Vice-Reitor para as Relações Externas e Alumni, agradeceu a presença dos participantes, felicitando o Instituto de Direito Internacional da CASS pelo seu 10.º aniversário. Enfatizou também a relevância da realização desta conferência multidisciplinar e transversal para a aposta estratégica da UC se afirmar como plataforma entre Portugal, os Países de Língua Portuguesa e a China.

Conferência CASS 11.11.2019_5