IIIUC

China@UC

Visita de investigação de Historiadores da CASS

Entre os dias 8 e 11 de janeiro de 2020, a Universidade de Coimbra (UC) recebeu a visita de uma delegação de historiadores da Academia Chinesa de Ciências Sociais (CASS), organizada pela Academia Sino-Lusófona (ASL-UC), em colaboração com o Centro de Estudos Chineses CASS-UC.
A delegação, composta pelos Professores Chen Shilong, Sun Jingguo e Sun Jingchao, do Instituto de História Antiga da CASS, encontra-se a fazer investigação nas áreas de Geografia Histórica e de Intercâmbios Culturais entre a China e Portugal nas Dinastias Ming e Qing, tendo pretendido visitar a UC para consultar documentos relacionados com os intercâmbios sino-portugueses, bem como para desenvolver discussões académicas no sentido de se fomentar investigação académica futura entre as duas partes.

2020.01.08 Historiadores da CASS

O programa da estada na UC iniciou-se com visita às instalações da Academia Sino-Lusófona, no Colégio da Trindade, seguindo-se uma visita guiada ao Paço das Escolas, Biblioteca Joanina e Museu da Ciência, bem como ao Instituto Confúcio da Universidade de Coimbra (ICUC).

2020.01.09 Historiadores CASS e UC

No dia 9 de janeiro realizou-se um encontro entre os historiadores visitantes e os Professores Doutores José Pedro Paiva, Joaquim Ramos de Carvalho e Maria de Lurdes Craveiro, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), com o acolhimento do Prof. Doutor Rui Gama, Diretor da FLUC e Subdiretor da ASL-UC, também com a presença dos Diretores do ICUC, os Professores Huang Zaiwei e Cristina Zhou.

2020.01.10 Historiadores CASS visitam Mosteiro

No dia 10 de janeiro, após uma visita ao Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, a delegação foi recebida na Sala do Senado pelo Prof. Doutor João Nuno Calvão da Silva, Vice-Reitor para as Relações Externas e Alumni, acompanhado pelo Prof. Doutor Rui de Figueiredo Marcos, Diretor da ASL-UC, pelo Prof. Doutor Rui Gama (FLUC) e pela Prof.ª Doutora Cristina Zhou (ICUC), com a presença do Prof. Doutor Manuel Lopes Porto (FDUC).

2020.01.10 Rececao Sala do Senado

Após esta receção, os historiadores tiveram a oportunidade de visitar também alguns dos espaços históricos da Faculdade de Direito.

2020.01.10 Visita FDUC

Ainda no dia 10 de janeiro, a delegação de historiadores foi recebida pelo Prof. Doutor João Gouveia Monteiro, Diretor da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC), e teve a oportunidade de consultar livros e mapas do seu interesse sob a orientação do Dr. Maia do Amaral, Diretor-Adjunto da BGUC.

2020.01.10 Visita BGUC 1

2020.01.10 Visita BGUC 2