a carregar...

IIIUC

ENPA – European Network of Postdoctoral Associations

Atividades

Quem são os investigadores em pós-doutoramento na Europa e quais são os seus desafios de carreira?

Abordar o problema da insatisfação e perda de motivação entre os investigadores em pós-doutoramento requer um maior conhecimento sobre essa comunidade em crescimento e as dificuldades que eles enfrentam nas suas carreiras. A fim de colmatar esta lacuna na Europa, nós, a Rede Europeia de Associações de Investigadores em Pós-doutoramento (European Network of Postdoctoral Associations - ENPA), implementámos um inquérito a nível europeu sobre as condições de trabalho, produtividade, apoio institucional e perspectivas de carreira destes investigadores.

O inquérito foi realizado de junho de 2017 a janeiro de 2018. As perguntas incluídas no inquérito podem ser consultadas aqui.

O relatório com os resultados do inquérito (Postdoc X-ray in Europe 2017) foi publicado na BioRxiv. Os resultados destacam algumas questões, incluindo diferenças dentro da Europa nas perspectivas de carreira, mobilidade, salários, apoio institucional, acesso a financiamento e satisfação com as condições de trabalho. Produzimos um conjunto de recomendações e acreditamos que estas questões só podem ser abordadas por mudanças organizacionais, estratégicas e políticas de longo prazo.

survey_highlights

Esperamos que o nosso relatório facilite uma discussão informada e robusta sobre os desafios das carreiras dos investigadores em pós-doutoramento e traga as conversas que já estão a acontecer ao nível nacional para o palco europeu. As questões que realçamos não só afetam significativamente a progressão na carreira dos investigadores, como também afetam a capacidade da UE de ser competitiva em termos de investigação à escala global, um dos objetivos do Horizonte 2020, o principal quadro de financiamento da investigação e inovação na UE.

Relatório: https://doi.org/10.1101/523621

A análise do inquérito foi coordenada pelo  Comité de Projetos da Iniciativa Postdocs@UC, em colaboração com Karolinska Institutet Postdoc Association (KIPA), The Postdocs of Cambridge (PdOC) Society, Uppsala University Postdoc Association (UUPA), e i3S Postdoctoral Association, University of Porto.

O nosso relatório na Nature Career News

Low pay, exclusivity requirements and lack of support plague postdocs across Europe por Chris Woolston