Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Tempos de pandemia: a importância da ciência

Carlos Fiolhais e João Paiva
4 fevereiro, 2021
Tempos de pandemia: a importância da ciência
© Leya

A pandemia provocada pelo novo coronavírus colocou um grande desafio à ciência, ao qual ela está a responder de uma forma extraordinária.

Não sendo a ciência a única das dimensões humanas necessárias para dar resposta à pandemia, por haver também dimensões sociais, económicas e políticas, importa relevar o contributo dado pela ciência num período muito curto: o novo vírus foi rapidamente identificado através da sua sequenciação genómica, passaram a ser feitos testes para identificar a doença, foram tomadas medidas de prevenção e aperfeiçoaram-se os meios de tratamento.

As imagens microscópicas revelaram o vírus e o seu modo de infeção. Estudou-se a defesa imunitária. Acima de tudo, foram desenvolvidas vacinas em tempo recorde com base no nosso conhecimento da maquinaria molecular.

E, sendo a ciência interdisciplinar, as ciências físico-químicas estão sem dúvida na base desse conhecimento. É a nossa capacidade científica que nos permite hoje ter esperança.

Fonte: Leya Educação Portugal