Cosmologia, a Ciência do Universo | IberiCOS 2021 - Iberian Cosmology Meeting

30 de Março - 18h
22 março
Prof. Orfeu Bertolami

Dia 30 de Março às 18h, realiza-se via Plataforma Zoom, a palestra intitulada "Cosmologia, a ciência do Universo" com Orfeu Bertolami, professor do Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, com moderação de Carlos Fiolhais, professor do Departamento de Física da Universidade de Coimbra.

Sessão realizada no âmbito da Conferência Internacional online IberiCOS 2021 - Iberian Cosmology Meeting, organizada em parceria pelo Departamento de Física da Universidade de Coimbra e o Instituto Superior Técnico de Lisboa, que conta com perto de 200 participantes oriundos de várias partes do globo, sendo este um recorde de participação e internacionalização em relação a todas as edições anteriores desta conferência (tipicamente 60-80 participantes), naturalmente devido ao formato online. Destinada ao público em geral, esta sessão é de participação livre e não necessita de inscrição.

RESUMO DA PALESTRA:

Nesta palestra nós discutiremos as principais ideias e factos observacionais que permitem que alcancemos um entendimento fenomenológico da dinâmica do Universo. Este entendimento permite-nos, por um lado, reconstruir com algum detalhe a história do Universo, mas por outro, levantam questões de princípio de fundamental importância para a física contemporânea.

Apresentação do orador:

Orfeu Bertolami é um físico teórico que trabalha em problemas de cosmologia,física das astropartículas, gravitação clássica e quântica, física fundamental no espaço e ciência do Sistema Terrestre e é membro do Conselho Científico do Departamento de Física e Astrofísica da Faculdade de Ciências da  Universidade do Porto desde 2018.

Fotos no Facebook