Para que serve a Epidemiologia | Ciência às Seis (on-line)

2 de Março - 18h
25 fevereiro, 2021
Para que serve a Epidemiologia
© Rómulo CCVUC

Dia 2 de Março às 18h, realiza-se via Plataforma Zoom, a palestra intitulada "Para que serve a Epidemiologia" com Salvador Massano Cardoso, Professor Catedrático aposentado da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

Sessão inserida no ciclo "Ciência às Seis" online, iniciativa do RÓMULO - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, coordenado por Carlos Fiolhais e colaboração de António Piedade.

Destinada ao público em geral, a sessão é de participação livre e não necessita de inscrição. No fim da apresentação do orador, os participantes poderão colocar questões e fazer comentários.

Resumo da Palestra: Todos, ou quase todos se devem recordar de Star Trek e da introdução, “Espaço a última fronteira”. Por analogia, a medicina foi a última área do conhecimento humano a ser cientificada, séculos depois do início da revolução científica. A passagem para este nível deveu--se à Epidemiologia que trouxe para a medicina o método científico. Foi em meados do século dezanove que começou a emergir a medicina moderna. Desde então, o progresso da saúde, nas suas múltiplas áreas, foi verdadeiramente notável, mesmo explosivo...

Biografia:
Salvador Massano Cardoso é Professor catedrático aposentado de Epidemiologia e Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e responsável pelos cursos de mestrado em Saúde Pública e em Saúde Ocupacional, além do curso de Medicina do trabalho.

Fotos no Facebook