A Saúde no Saber

14 janeiro, 2021
A Saúde no Saber
© CNC UC

A Ciência Viva – Agência Nacional de Cultura Científica e Tecnológica, no âmbito do concurso “Comunicar Saúde”, que visa promover a literacia em saúde em Portugal, atribuiu 20 mil euros ao projeto “A Saúde no Saber”, do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra (UC).

O projeto vai decorrer ao longo deste ano e tem como objetivo divulgar a investigação realizada na área da saúde, procurando promover um maior conhecimento e envolvimento da sociedade nesta área científica, contribuindo assim para a cultura científica em Portugal.

Cada mês de 2021 será dedicado a um dos seguintes temas: Reprodução e Fertilidade, Cancro, Sono, Sistema Imunitário, Doenças Neuropsiquiátricas, Desenvolvimento Neuronal, Doenças Raras, Doenças Neurodegenerativas, Microbiologia e Doenças Infeciosas, Alimentação e Doenças do Metabolismo e Biotecnologia. Para cada um dos temas, serão divulgados conteúdos educativos em diferentes plataformas: crónicas ilustradas no jornal Público, rubricas na Rádio Universidade de Coimbra, entrevistas com investigadores e animações multimédia, divulgados através do canal de Youtube do CNC.

Para além dos conteúdos educativos, vão ser dinamizadas oficinas de ciência na cidade de Coimbra, que visam ser espaços de encontro e partilha entre investigadores do CNC e diversos atores sociais, nomeadamente associações de doentes, médicos e estudantes.

O projeto “A Saúde no Saber” conta com a participação de mais de duas dezenas de investigadores do CNC, com uma equipa de profissionais nas áreas da comunicação de ciência, design e multimédia, ilustração e jornalismo, e com o apoio de diversos parceiros, designadamente a Alzheimer Portugal, Câmara Municipal de Coimbra, Instituto de Educação e Cidadania, jornal Público, Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, Rádio Universidade de Coimbra, Rómulo – Centro de Ciência Viva e Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra.

*Fonte: CNC | Universidade de Coimbra