Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Mandelbrot, o Fractalista

22 de Maio de 2014, pelas 18h00, no RÓMULO – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, localizado no Departamento de Física da FCTUC, terá lugar mais uma sessão do ciclo “Café, Livros e Ciência” intitulada “Mandelbrot, o Fractalista”, por Ercília Sousa do Departamento de Matemática da FCTUC.

cfc_MandelbrotOFractalista_.png

Nesta sessão, Ercília Sousa vai dar-nos a conhecer o matemático e o cidadão BENOÎT MANDELBROT (1924-2010), hoje conhecido como o criador dos fractais.
Nascido em Varsóvia, numa família judaica, viveu a segunda guerra mundial em Paris.

Formado pela Escola Politécnica e doutor em Ciências Matemáticas (Paris), foi Professor naUniversidade Yale, em Nova Iorque. Os seus trabalhos mereceram-lhe numerosos prémios e medalhas.

Pertenceu à American Academy of Arts and Sciences e à National Academy of Sciences dos EUA. É autor de livros como “Objectos fractais”“O (Mau) Comportamento dos Mercados Uma visão fractal do risco, da ruína e do rendimento”, (este em coautoria com Richard Hudson), e recentemente, foi publicada a autobiografia “The Fractalist: memoir of a Scientific Maverick”.