Imprensa da Universidade

José Augusto Cardoso Bernardes

Professor Catedrático na Faculdade de Letras de Coimbra e membro integrado do Centro de Literatura Portuguesa. Para além de ter publicado estudos sobre autores canónicos da Literatura Portuguesa, com destaque para Gil Vicente e Luís de Camões, vem-se dedicando aos problemas da investigação e do ensino das Humanidades em contexto nacional e internacional.
Foi codiretor de Biblos. Enciclopédia Verbo das Literaturas de Língua Portuguesa (1995-2005). É membro do Atomium Culture (desde 2009), Diretor da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (desde 2011), Membro do Conselho Nacional de Educação (desde 2011) e consultor para o Programa Língua Portuguesa da Fundação Calouste Gulbenkian (desde (2013).

Obras editadas na IUC:

A Biblioteca da Universidade. Permanência e metamorfoses

Do Sul ao Sol: a Universidade de Coimbra e a China

Uma coisa na ordem das coisas: estudos para Ofélia Paiva Monteiro

A Universidade de Coimbra e o Brasil

Camões nos prelos de Portugal e da Europa (1563-2000)

Boletim da Biblioteca da Universidade de Coimbra vol. 45

A Biblioteca Joanina: uma biblioteca viva