Sérgio Campos Matos

É Professor Associado com Agregação da Universidade de Lisboa. Nos últimos anos tem-se dedicado ao estudo dos nacionalismos, memórias sociais  e culturas políticas nas suas relações transnacionais, nos três últimos séculos. Entre outros trabalhos, é autor de Historiografia e memória nacional no Portugal do século XIX (1846-1898), 1998 e Consciência histórica e nacionalismo, Portugal séculos XIX e XX, 2008. Coordena o Dicionário de Historiadores Portugueses (1779-1974), online no site da Biblioteca Nacional de Portugal. Co-editou Historiografia e memórias (séculos XIX-XXI), 2012 e A Universidade de Lisboa nos séculos XIX e XX, 2013. É investigador do Centro de História da Universidade de Lisboa. Colaborou em diversos projetos de investigação internacionais e nacionais.

Obras editadas na IUC:

Iberismos – Nação e transnação, Portugal e Espanha (c.1807-c.1931)