Ângela Benoliel Coutinho

Obteve o doutoramento em História da África Negra Contemporânea pela Universidade de Paris I – Panthéon-Sorbonne, em 2005. De 2001 a 2003 foi leitora no Departamento de Português na Universidade de Paris X – Nanterre, em França, e entre 2004 e 2007 foi docente no ensino superior privado no Mindelo, em Cabo Verde. De 2007 a 2013 foi bolseira de pós-doutoramento da FCT (Ministério da Ciência – Portugal), no CesNova – FCSH - Universidade Nova de Lisboa. Tem artigos e capítulos de livros publicados e desde 2007 tem também participado na organização de colóquios internacionais em Portugal e em Cabo Verde. Atualmente, é investigadora associada ao CEIS20 – Universidade de Coimbra e ao IPRI – Universidade Nova de Lisboa, e colabora com instituições cabo-verdianas e norte-americanas em projetos de salvaguarda do património histórico de Cabo Verde, com financiamento da BREDA/UNESCO – Dakar e do World Monuments Fund – New York.

Obras editadas na IUC:

Os dirigentes do PAIGC (Partido Africano para a Independênciada Guiné e de Cabo Verde), da fundação à rutura 1956 - 1980