António Vitor Ribeiro

Nasceu na Nazaré em Janeiro de 1974. Licenciou-se em História em 1999 na Universidade de Coimbra, onde fez também o mestrado (2002) e doutoramento (2009), com a tese “O Auto dos Místicos. Visões, videntes, profecias e inquisidores em Portugal (sécs. XVI-XIX)”. Neste trabalho desenvolveu uma análise do universo místico popular e erudito, abordando aspectos como as aparições marianas, a santidade, as visões e revelações e a mística propriamente dita. Desde 2010 que está a desenvolver um projecto de investigação financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia sobre a descristianização e modernidade nas sociedades ocidentais. É membro do Centro de História da Sociedade e da Cultura da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Obras editadas na IUC:

O Império da Vontade e a raiz cristã da descristianização