Gil Gonçalves

Nasceu a 16 de junho de 1964, reside em Figueira da Foz, é Professor Auxiliar da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, onde lecciona as disciplinas de Fotogrametria Digital e Detecção Remota, e investigador no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores de Coimbra (INESC-Coimbra).  É licenciado em Engenharia Geográfica pela Universidade de Coimbra e doutorado em “Sciences de l’Information Geographique” pela Universidade de Paris-Est Marne-la-Vallee (França) . Nos últimos 10 anos as aéreas de investigação a que se tem dedicado incluem: a Modelação Digital do Terreno, a Extracção de Informação Geográfica a partir de imagens obtidas a partir de sensores colocados em plataformas tanto aéreas (tripuladas e não-tripuladas) como espaciais e ainda a Integração de dados obtidos por Varrimento Aéreo por Laser com imagens multi-espectrais com aplicação aos casos particulares do Inventário Florestal e das Inundações Urbanas causadas por precipitação intensa. É autor de mais de oito dezenas de publicações em livros, revistas e conferências nacionais e internacionais e tem participado em vários projectos de investigação científica financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Obras editadas na IUC:

Atas das I Jornadas Lusófonas de Ciências e Tecnologias de Informação Geográfica