José Manuel Aroso Linhares

Nascido na Póvoa de Varzim, cumpre todo o seu percurso académico na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, onde é Professor Associado com Agregação. Doutora-se em Março de 2001 (em Ciências Jurídico-Filosóficas), com uma dissertação intitulada Entre a narrativa pós-moderna da modernidade e o tratamento narrativo da diferença ou a prova como um exercício de passagem nos limites da juridicidade.
As provas de Agregação foram prestadas em Julho de 2014.
É autor de vários estudos no âmbito da Teoria e da Filosofia do Direito. Tem proferido conferências, participado em colóquios e orientado seminários na Alemanha, na Áustria, em Espanha, no Brasil, em Timor Leste, na China, em França, em Angola, na Polónia, em Itália e nos Estados Unidos da América. Foi Vice-Presidente do Conselho Pedagógico da Faculdade de Direito de Coimbra nos anos lectivos de 2002/3 e 2003/4 e Vice-Presidente do Conselho Diretivo entre Julho de 2004 e Fevereiro de 2007. É actualmente membro do Instituto Jurídico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra  (investigador-responsável pelo grupo «O direito e o tempo») e membro do Conselho Científico do Centre for the Theory and Philosophy of Human Rights at the Łódź University [Institute of the Theory and Philosophy of Law (Faculty of Law and Administration, Łódź)]. É também Vice-Presidente da ATFD (Associação Portuguesa de Teoria do Direito, Filosofia do Direito e Filosofia Social), a secção portuguesa do IVR, Presidente da Direcção da ALUMNI (Associação dos Antigos Estudantes da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra) e membro (corresponding member) da ISLL (Italian Society for Law and Literature). É ainda coordenador do Programa de Pós-Doutoramento do Instituto Jurídico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, coordenador científico do Programa de Doutoramento FDUC/FEUC Direito, Justiça e Cidadania no século XXI e coordenador da Comissão Científica do Mestrado em Direito da Universidade Nacional de Timor Leste (UNTL).