Imprensa da Universidade

Maria Manuela Tavares Ribeiro

Professora Catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Coordenadora Científica do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra - CEIS20, Coordenadora do Grupo de Investigação Portugal, Europa e o Mundo – CEIS20, Diretora da Revista Estudos do Século XX - CEIS20, Diretora da Coleção História Contemporânea, Diretora da Coleção Estudos sobre a Europa, Membro da ECSA, Diretora do 3º Ciclo de Estudos Europeus na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Sócia correspondente da Academia Portuguesa da História e da Academia das Ciências de Lisboa.

É autora, entre outras, das seguintes publicações: Imaginar a Europa (coord.). Coimbra: Almedina, 2010, 153 p.; De Roma a Lisboa: a Europa em Debate (coord.). Coimbra: Almedina, 2010, 164 p.; “Europe of Cultural Unity and Diversity”, Eurolimes 9, Oradea, Univ. de Oradea, 2010, “Os Estados Unidos da Europa e os Congressos Universais da Paz”, Revista de História das Ideias, vol. 30, Coimbra, 2009, “Le droit de vote dans les débats parlementaires du XIX ème siècle au Portugal, 1820-1851, Parliaments, Estates and Representation, nº 28, nov., 2008, Aldershot, Ashgate Publishing, Ltd., pp. 103-120, “A Ideia de Europa. Uma Perspectiva Histórica”, Colecção Estudos sobre a Europa, n.º 3, coord. de Maria Manuela Tavares Ribeiro, Coimbra, Quarteto Editora, 2003, 190 p.

Obras editadas na IUC:

Estudos do Século XX nº 10: crises de século