Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Pesquisa investiga as necessidades da comunidade sobre o Acesso Aberto

Inquérito integra iniciativa para desenvolver o ecossistema de publicação aberta
9 junho
Inquérito à comunidade sobre Acesso Aberto: respostas até 13 de junho
Inquérito à comunidade sobre Acesso Aberto: respostas até 13 de junho
© OPERAS

Está aberta, até 13 de junho, uma pesquisa à comunidade académica das Ciências Sociais e Humanidades sobre o Acesso Aberto, realizada pelo Special Interest Group (SIG) em Advocacia do OPERAS. O inquérito envolve questões relacionadas com a qualidade das publicações em Acesso Aberto, o uso de licenças abertas, o processo de escolha de locais de publicação e as necessidades da comunidade em termos de recursos e treinamento nessa área. 

O inquérito, disponível neste link, é anónimo e aborda quatro questões: 

1. O que pode ser feito para endereçar as preocupações dos investigadores sobre a qualidade das publicações em Acesso Aberto?

2. Pode oferecer sugestões sobre como tornar o uso de licenças que permitem o reuso e a distribuição dos resultados de investigação uma prática convencional?

3. O que pode ser feito para ajudar os investigadores a identificarem mais facilmente as opções de publicação em Acesso Aberto mais relevantes para eles?

4. Quais recursos informacionais e treinamento gostaria que o OPERAS fornecesse para si e sua organização?


O inquérito integra o foco do SIG em Advocacia do OPERAS no empoderamento das comunidades, para que elas sejam capazes de influenciar processos de tomada de decisão. A infraestrutura destaca a importância do apoio de todos os públicos e partes interessadas para avançar na sua missão de atender às necessidades dos investigadores das Ciências Sociais e Humanidades em relação à comunicação de ciência aberta.


Mais informações: blog do OPERAS.