Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Lançada iniciativa de crowdfunding para as Ciências Sociais e Humanidades

Canal da infraestrutura OPERAS é lançado na plataforma wemakeit; workshop de introdução decorre a 13 de janeiro
5 janeiro
Iniciativa de financiamento colaborativo é lançada pela infraestrutura OPERAS e projeto TRIPLE em parceria com a wemakeit
Iniciativa de financiamento colaborativo é lançada pela infraestrutura OPERAS e projeto TRIPLE em parceria com a wemakeit
© TRIPLE

O crowdfunding, ou financiamento colaborativo, também pode ser usado para a ciência. E é para promover essa prática nas Ciências Sociais e Humanidades que a Infraestrutura Europeia de Investigação OPERAS lança um canal na wemakeit, uma das maiores plataformas de crowdfunding na Europa e fundada em 2012. O canal da OPERAS é lançado em colaboração com o TRIPLE, um dos projetos da infraestrutura, que desenvolve o serviço dedicado de descoberta multilíngue e multicultural GoTriple

A plataforma wemakeit pode ser utilizada por investigadores nas mais diversas posições e estágios da carreira: quer ele esteja no início da sua carreira numa universidade ou unidade de investigação, quer seja um investigador independente ou um académico já estabelecido à procura de uma nova linha de investigação. As campanhas de financiamento colaborativo podem, por exemplo, ser usadas para publicar edições críticas, organizar exibições científicas, lançar pesquisas e estudos de impacto local ou global. 

Os primeiros investigadores e investigadoras que lançarem sua campanha de financiamento através do canal do OPERAS em 2022 irão receber, como bônus, um apoio extra de uma agência de comunicação financiada pelo Ministério de Educação, Investigação e Inovação da França. 

Para ajudar a comunidade a entender as potencialidades do crowdfunding para as Ciências Sociais e Humanidades, será realizado um workshop introdutório no dia 13 de janeiro, quinta-feira. O workshop, que decorre online via Zoom, começa às 17h CET (16h no horário de Portugal). 

Os especialistas em financiamento colaborativo da ciência da wemakeit vão apresentar aos participantes dicas e ferramentas para entender o que é o crowdfunding, como ele pode ser aplicado à ciência, e como lançar a sua própria campanha no canal do OPERAS para coletar apoio financeiro do público, mas também como comunicar a sua investigação no formato mais atrativo possível. 

A sessão vai contar com 30 minutos de perguntas e respostas. As inscrições podem ser feitas a partir deste link.


| Mais informações | 

Confira a chamada completa no blog do projeto TRIPLE sobre a iniciativa. 

Inscreva-se para o workshop de introdução ao financiamento colaborativo no dia 13 de janeiro.