VERSÃO BETA

Dimensões:160 mm x 230 mm
N.º Páginas:172

Sinopse

De todas as manifestações de crise que têm fustigado a União Europeia, em particular na segunda década do novo século, aquela que mais estragos produziu no estado de alma dos europeus foi a da zona euro, que persiste sem solução perene e consistente. Os reflexos negativos na relação entre os estados-membros e na afeição dos cidadãos para com a Europa, na confiança das instituições da União e na sustentabilidade do projeto europeu serão, por certo, extensivos e duradouros. Da eficácia e da ousadia terapêuticas das medidas (não) concertadas – para colmatar a vulnerabilidade primordial da união económica e monetária europeia e robustecer a credibilidade e a dinâmica integradora da moeda única –, dependerá o devir desta construção europeia de unidade, de paz e de progresso, iniciada depois e por causa das duas catástrofes bélicas do séc. XX, mas já ambicionada por muitos desde há séculos. Esboça-se, pois, um ensaio histórico e político, uma reflexão interdisciplinar, retrospetiva e analítica, sobre a aventura da moeda única europeia e a crise da zona euro, um balanço deste sexénio frenético (2010-2016): da vertigem dos acontecimentos às razões de fundo, dos progressos conseguidos aos problemas não solucionados, das perplexidades fraturantes aos dilemas existenciais.

António Martins da Silva

É Professor Associado com Agregação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É investigador do Centro de História da Sociedade e da Cultura tutelado pela FCT. Publicou livros e assinou numerosos trabalhos em revistas científicas, atas de colóquios e obras coletivas nacionais e internacionais. Tem privilegiado a sua atividade de investigação nos domínios da história da ideia e da integração europeias, da relação de Portugal com a Europa, das organizações internacionais – temáticas em que publicou dezenas de trabalhos, de que destaca Portugal e a Construção Europeia, Viseu, Palimage, 2005, 476 págs. Tem exercido atividade docente diversificada, lecionando disciplinas e seminários de licenciatura, de mestrado e de doutoramento e orientado dissertações académicas, no âmbito da história contemporânea, das relações internacionais, da construção europeia. É Diretor dos Cursos de Estudos Europeus (1º e 2º ciclos) da Universidade de Coimbra.

Obras editadas na IUC:

História da Unificação Europeia. A integração Comunitária (1945-2010)
A Aventura da moeda úniva europeia: Enredos e dilemas, progressos e desafios. Ensaio de história e de política