Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Conferência Open Science FAIR decorre em setembro: submissões de trabalhos estão abertas

Inscrições para participação serão abertas ainda este mês
9 julho
Open Science FAIR acontece de 20 a 23 de setembro
Open Science FAIR acontece de 20 a 23 de setembro
© Open Science FAIR

A terceira edição da Conferência internacional Open Science FAIR decorre em setembro, entre os dias 20 e 23, e será totalmente online. O evento é uma iniciativa do OpenAIRE e é co-organizado por mais oito instituições internacionais de Ciência Aberta: COAR, EIFL, Force 11, LA Referencia, LIBER, OPERAS, Sparc e Sparc Europe. A UC está diretamente representada por meio da infraestrutura OPERAS, sendo membro de sua Assembleia Executiva. 

A Open Science FAIR 2021 visa reunir e capacitar comunidades e serviços de ciência aberta, identificar práticas comuns relacionadas à ciência aberta, conhecer as melhores sinergias para oferecer serviços voltados às comunidades, e trazer experiências de todos os pontos do mundo para que seja possível a aprendizagem entre as diferentes partes e iniciativas. 

A conferência traz seis tópicos-chave:

- Colaborações interdisciplinares: Redes, serviços, métodos

- Sustentando infraestruturas abertas, serviços e ferramentas para as comunidades de investigação

- Produtos e serviços de dados da ciência aberta com valor agregado 

- Treinamento e habilidades para a Ciência Aberta

- Nuvem Europeia de Ciência Aberta (European Open Science Cloud - EOSC) e dados FAIR

- Ciência Cidadã: barreiras e oportunidades para colaboração. 


Cada um dos tópicos está dividido em subcategorias, que ajudarão a guiar as apresentações de trabalhos e os workshops do evento. O prazo de submissão tanto para os workshops quanto para as apresentações decorre até 26 de julho. 

São aceitas propostas de workshop com duração de 90, 120 ou 180 minutos. As sessões devem enfatizar tópicos atuais de interesse particular da comunidade nas mais recentes questões relacionadas a Ciência Aberta, princípios FAIR e infraestruturas, nos aspetos políticos, legais, técnicos e de modelos de negócio. O passo a passo para a submissão pode ser encontrado neste link

As propostas para apresentações são divididas em apresentações curtas (lightning talks) e demonstrações (demos), e são oportunidades para indivíduos, equipas e projetos partilharem seus conhecimentos mais recentes e soluções potenciais para apoiar a Ciência Aberta e os dados FAIR nos ambientes académico, comercial ou público. Mais informações sobre as submissões neste link

A Conferência Open Science FAIR 2021 tem como tema “Fostering local and global open science communities” (Promovendo as comunidades locais e globais de ciência aberta). O evento parte da compreensão de que a ciência aberta se encontra numa encruzilhada, em que o progresso da implementação de diferentes modelos de Ciência Aberta está a produzir ecossistema que ainda é fragmentado. O evento defende a necessidade de ajudar a garantir a interoperabilidade entre as comunidades e os serviços, bem como o apoio a uma diversidade de fluxos de trabalho e sistemas de conhecimento. 

As inscrições para participar do evento como ouvinte serão abertas ainda no mês de julho. 


| Saiba mais | 

Aceda ao website da Open Science FAIR 2021