Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Programa Data Challenge premia soluções para desafios ligados aos dados na indústria

Desafios serão divulgados a 30 de agosto: investigadores e estudantes já podem demonstrar interesse
19 julho
Data Challenge é aberto a estudantes, investigadores e recém-licenciados de todo o país
Data Challenge é aberto a estudantes, investigadores e recém-licenciados de todo o país
© Data Challenge

Estudantes, investigadores e recém-licenciados das áreas das humanidades, artes, ciências e engenharias já podem submeter interesse para o programa Data Challenge, que irá premiar soluções para desafios relacionados com os dados na indústria. O programa é organizado pelo UC Business e pelo Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), e promovido pelo Santander Universidades

O programa irá apresentar desafios de gestão, valorização e segurança de dados de seis parceiros da indústria, em seis diferentes áreas de atividade: Altice (área de Telecom), Bluepharma (indústria farmacêutica), Bosch (edifícios inteligentes), Prozis (eCommerce), Santander (banca/seguros) e Sogrape (cadeia de abastecimentos). Os participantes - que podem ser de todas as Universidades e Institutos Politécnicos do país - vão encontrar apoio e inspiração para desenvolver a sua idea de negócio, através de abordagens centradas em dados. 

O Data Challenge dará oportunidade para o participante interagir com as empresas parceiras, receber mentoria especializada e participar em sessões sobre temas quentes na área dos dados, conduzidas por experts académicos. Dentre as atividades do programa, estão incluídas:

- Industry talks - sessões com participação das empresas e startups para partilha de use cases na captação e utilização de dados

- Master Classes - sessões temáticas abertas ao público com experts dos parceiros académicos e relacionados com a temática 

- Mentoria & Peer Learning - feedback em grupo da parte dos mentores

- Workshops - sessões dedicadas ao desenvolvimento da proposta de valor e estrutura do pitch.


O vencedor de cada desafio receberá:

- Incubação do projeto apresentado numa das estruturas de incubação parceiras;

- Prémio pecuniário no valor de 2.500 €; 

- Formação em temas de inteligência artificial, no valor de 10.000€, pelo I2A2. 

A participação no programa pode decorrer em dois formatos: através da resposta aos desafios colocados pelos parceiros empresarias nas seis áreas e por meio dos Wild Cards - apresentação de ideias associadas às seis áreas dos parceiros empresariais, ainda que não respondam a nenhum dos desafios. 



| Programe-se | 

Confira abaixo as datas importantes do programa Data Challenge: 

30 de agosto - Abertura das candidaturas 

3 de outubro - Fecho das candidaturas 

13 de outubro - Anúncio dos selecionados

20 de outubro - Programa Data Challenge

16 de dezembro - Evento final 

>> O Data Challenge tem sete parceiros académicos, dentre os quais a UC, e é organizado pela UPTEC - Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto - e pela UC Business, com promoção do Santander Universidades. 

Saiba mais sobre o Data Challenge: https://datachallenge.pt

Saiba mais sobre o UC Business, Gabinete de Transferência de Tecnologia da UC: https://www.uc.pt/ucbusiness