Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Chamada aberta vai financiar 5 pilotos de Ciência Cidadã

Projeto COESO vai financiar pilotos com 50.000 euros para propostas inovadoras nas Ciências Sociais e Humanidades
10 dezembro, 2021
Live session COESO open call: 14 de dezembro
Live session COESO open call: 14 de dezembro
© COESO

O projeto europeu COESO vai financiar cinco novos projetos-piloto em até 50.000 euros para a implementação de projetos inovadores nas Ciências Sociais e Humanidades. Investigadores e a sociedade civil são convidados a realizarem candidaturas até o dia 30 de janeiro de 2022. 

Uma sessão de informações ao vivo sobre a chamada aberta decorre na próxima terça-feira, 14 de dezembro, das 11h às 12h (12h às 13h CET). Na sessão, serão apresentados uma visão geral sobre o COESO, os requisitos de elegibilidade para os projetos, e um esboço do procedimento de submissão. Também haverá tempo para responder às questões dos potenciais candidatos. As inscrições para participar na sessão podem ser feitas neste link


Engajamento colaborativo em questões sociais

O COESO (Collaborative Engagement on Societal Issues) é um projeto de investigação, coordenado pela OpenEdition e pela EHESS, dedicado ao desenvolvimento da Ciência Cidadã e da investigação participativa na área das Ciências Sociais e Humanidades. O projeto conta com 15 membros em seis países europeus (França, Portugal, Itália, Espanha, Bélgica e Alemanha), incluindo centros de investigação, universidades, empresas e associações. 

O COESO procura, na chamada aberta, projetos que atendam a todos os critérios a seguir: 

- Projetos colaborativos que conectem pelo menos um investigador e uma parte interessada de fora da academia (organizações da sociedade civil, atores sócio-económicos, decisores políticos ou outros);

- Projetos envolvendo as disciplinas das Ciências Sociais e Humanidades; 

- Projetos que seguem a metodologia de investigação participativa ou colaborativa;

- Projetos que desejem fazer parte de um protocolo de observação e de uma fase de testagem para o desenvolvimento de uma plataforma de apoio e facilitação para as práticas de investigação participativas e colaborativas; 

- Projetos que abordem desafios sociais (uma conexão com pelo menos um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável). 


Por que participar? 

O COESO vai financiar cinco projetos, com duração de até 12 meses, com o valor de 50.000 euros para a implementação de projetos de Ciência Cidadã colaborativos e inovadores. O projeto também vai conectar os seus participantes com uma comunidade de pessoas e iniciativas que respondem a desafios sociais similares, contribuindo para objetivos comuns. 

O COESO vai ainda permitir aos participantes fazer parte de um protocolo experimental para a testagem da plataforma VERA (Virtual Ecosystem for Research Activation), nas Ciências Sociais e Humanidades. 

O financiamento está disponível apenas a entidades legais estabelecidas em Estados-membro da União Europeia, incluindo as suas regiões ultraperiféricas ou países associados elegíveis para receber as concessões do programa Horizonte 2020.

O período da chamada vai até o dia 31 de março, sendo que as submissões das propostas resumidas devem ser feitas até o dia 30 de janeiro de 2022. Os candidatos selecionados serão convidados a submeter a proposta completa no mês de março.


| Saiba mais | 

Confira a chamada completa do COESO (versão PT)

Confira o guia dos participantes aqui (inglês)

Inscreva-se para a sessão de informação ao vivo: aqui