Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

UC integra-se na iniciativa de Acesso Aberto SCOAP3 for Books

Programa converte 102 livros na área de Física das Partículas
7 dezembro, 2021
Imagem /
Imagem /
© SCOAP3

Encontra-se já em fase de implementação o projeto SCOAP3 for Books, que converte para Acesso Aberto 102 livros de relevância a nível mundial para o estudo e a investigação na área de Física das Partículas. A Universidade de Coimbra é uma das entidades portuguesas apoiadoras do programa, participando com o apoio financeiro que viabilizou, em conjunto com as demais organizações participantes, a aquisição e negociação dos livros através do projeto. Em Portugal, a iniciativa é apoiada também pela Unidade de Computação Científica (FCCN) da FCT, Fundação para a Ciência e a Tecnologia. 

A iniciativa SCOAP3 for Books foi lançada em 2019 com o objetivo de expandir o conteúdo disponível em Acesso Aberto de livros relevantes da área de Física das Partículas e disciplinas relacionadas. O programa faz parte do projeto SCOAP3 - Sponsoring Consortium for Open Access Publishing in Particle Physics -, o qual conseguiu, desde o início de suas atividades em 2014, atingir o objetivo primordial de converter para acesso aberto todos os artigos científicos da área. Desde então, o SCOAP3 conseguiu publicar mais de 35.000 artigos científicos em acesso aberto em 11 das principais revistas da área de Física das Partículas a nível mundial. 

Em 2019, o conselho de governança do projeto aprovou a expansão do âmbito da iniciativa para que passasse a incluir também livros de relevância na área. A disponibilidade desses livros permitirá a estudantes, investigadores e docentes em todo o mundo, além do público em geral, o acesso completo a esses textos. 

O grupo de trabalho da iniciativa, formado por bibliotecários e especialistas das disciplinas em questão, identificou inicialmente uma lista de 78 títulos relevantes na área e desenvolveu uma estratégia de aquisição dos livros. A partir da negociação direta entre o programa e as editoras, um total de seis delas, de uma lista inicial de 17, enviaram suas propostas: Cambridge University Press, Elsevier, Oxford University Press, Springer Nature, Taylor & Francis e World Scientific. 

Representando coletivamente a maioria dos títulos da lista original, as seis propostas previam preços para 29 títulos dessa lista, sendo que quatro delas incluíam ainda uma lista de títulos adicionais a serem considerados para inclusão. Após um processo de avaliação que levou em conta os títulos, seus custos e o valor global oferecido ao programa, foram selecionados 102 livros para a conversão. 

A recomendação para a aquisição foi aprovada em maio deste ano e encontra-se, atualmente, na fase de implementação. Foi angariado, com mais de 200 instituições parceiras em todo o mundo, dentre elas a UC, um total de 386 mil euros para a aquisição e conversão dos títulos. 

Os livros incluídos no programa são convertidos para licenças abertas CC-BY ou CC-BY-NC, garantindo a disponibilidade perpétua e sem fronteiras, e são tornados disponíveis nos websites das respetivas editoras, no repositório do SCOAP3, no repositório INIS e na OAPEN. A lista em atualização se encontra neste link. Os livros serão ainda incluídos no Diretório de Livros em Acesso Aberto (DOAB) e divulgados através dos principais serviços de descoberta na web, tais como Google Scholar, ProQuest Serial Solutions, entre outros, e preservados perpetuamente através de plataformas independentes. 


| Saiba mais | 

Visite o website da iniciativa SCOAP3 e a página da SCOAP3 for Books, onde está disponível em tempo real a lista de títulos já convertidos, além das instituições participantes.