Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

TRIPLE ThatCamp: evento colaborativo discute a descoberta nas ciências sociais e humanidades

Todas as pessoas interessadas em Ciência Aberta são convidadas a participar. Evento acontece via Zoom e Miro.
23 abril
TRIPLE That Camp acontece a 11 de maio e as inscrições estão abertas
TRIPLE That Camp acontece a 11 de maio e as inscrições estão abertas

No próximo dia 11 de maio, acontece a primeira edição do TRIPLE ThatCamp: um evento em formato "desconferência", que enfatiza a troca de informações e ideias entre os participantes, e que será focado no tema da descoberta nas Ciências Sociais e nas Humanidades (CSH). "ThatCamp" significa "The Humanities and Technology Camp" (Acampamento das Humanidades e da Tecnologia, em tradução livre), formato baseado no conceito do "BarCamp", um encontro aberto, ágil e espontâneo onde os participantes aprendem e trabalham juntos engajando-se em discussões de grupo, sessões de co-working e outras formas de trabalho colaborativo. 

O primeiro TRIPLE ThatCamp convoca o tema "Discovering Discovery - Envision your ideal ecosystem for exploring research resources", e está ligado ao maior objetivo do projeto TRIPLE: desenvolver a plataforma GOTRIPLE, uma solução multilíngue e multicultural de descoberta para as ciências sociais e as humanidades. A GOTRIPLE vai fornecer um ponto único de acesso para uma variedade de utilizadores (investigadores, instituições como universidades e bibliotecas, empresas, consultorias e representantes dos media) para uma variedade de usos, como: descobrir e reutilizar recursos das CHS; encontrar e conectar com outros investigadores e projetos; utilizar ferramentas inovadoras para apoiar a investigação; e descobrir novas formas de financiamento para a investigação nas CSH. 

Assim, o objetivo do evento será proporcionar um fórum para a partilha de conceitos, estratégias e recursos para a descoberta de investigações e para tornar a investigação descoberta. O evento é uma oportunidade para aprender e criar junto, identificar obstáculos, levantar preocupações e sonhar com soluções entre os pares. A UC é membro do projeto TRIPLE e também convoca a sua comunidade a engajar-se no evento. 

A edição do dia 11 de maio propõe algumas questões que se interessam por descobrir mais a respeito dos futuros utilizadores da plataforma GOTRIPLE e suas perspetivas na jornada de descoberta da investigação: 

- Como os participantes definem a "descoberta" no ciclo de investigação?

- Qual o seu ponto de vista epistemológico sobre "descoberta" no contexto de investigação? 

- Quais as suas estratégias atuais para a descoberta de recursos de investigação?

- Como ter certeza de que sua própria investigação é descoberta?

- Quais são suas dificuldades em termos tecnológicos? 

O evento será gratuito e realizado via Zoom para as vídeo-conferências e via Miro, uma ferramenta de quadro-branco colaborativo. Os participantes são encorajados a produzirem materiais escritos e/ou gráficos para documentar as suas ideias. O TRIPLE vai compartilhar esses materiais com a comunidade, publicando-os no Zenodo e no site do TRIPLE, além de disseminá-los via redes sociais. 

Os formatos das sessões serão definidos pelos seus participantes. Todos são convidados a submeterem sugestões. No início do evento, aqueles que têm a intenção de liderar uma sessão serão convidados a apresentarem sua ideia (em 30-60 segundos), e os participantes votarão nos tópicos que deverão entrar para a agenda. 

Todas as pessoas interessadas no campo da Ciência Aberta são convidadas a participar. O foco do evento recai sobre a perspetiva das ciências sociais e humanidades (CSH), mas pessoas com um background em outros campos também são bem-vindas. Uma vez inscrito, o participante já poderá adicionar suas ideias no quadro virtual do evento do Miro, a partir do link que será enviado assim que fizer sua inscrição, para iniciar o processo. Algumas ideias para propostas incluem: apresentar um projeto, artigo ou fala no qual está trabalhando e que gostaria que outras pessoas colaborassem; compartilhar uma história para ouvir as opiniões de outros participantes; colocar um problema em pauta para discussão e buscar soluções juntos. 


Sobre os TRIPLE ThatCamps

Ao longo do curso do projeto TRIPLE (2019-2023), serão realizados três eventos ThatCamp, reunindo pessoas que têm interesse em Ciência Aberta e nas Ciências Sociais e Humanidades (CSH): investigadores, universidades e outras instituições de investigação, editores, bibliotecas e repositórios de Acesso Aberto, mas também grupos não académicos, como especialistas em TI, autoridades públicas e decisores políticos, mídia, empresas, organizações não governamentais e cidadãos. 

O ThatCamp é não-hierárquico, não-disciplinar e inter-profissional: reúne de estudantes a investigadores em pós-Doutoramento, de bibliotecários de universidades a desenvolvedores de plataformas de investigação, de representantes de governos nacionais a decisores políticos a nível Europeu. Uma variedade de perspectivas irá enriquecer as discussões sobre Ciência Aberta nas ciências sociais e nas humanidades. 

Como se trata de uma 'desconferência', não há palestrantes designados, nem espectadores, e todas as perspetivas são igualmente valorizadas. O que os participantes irão encontrar não são apresentações preparadas e monólogos, artigos, demonstrações e nem workshops. São os próprios participantes que definem a agenda, propondo tópicos importantes para eles nas semanas anteriores ao evento e decidindo sobre as sessões no dia do ThatCamp. As sessões simultâneas são organizadas por tópico e conduzidas por um dos participantes. 

Cada TRIPLE ThatCamp irá abordar um tema abrangente específico que se relaciona, por exemplo, com Humanidades Digitais, tecnologias de de descoberta, comunicação de ciência, impacto social da investigação nas ciências sociais e humanidades ou internacionalização da investigação. 


| Saiba Mais | 

Aceda à página do TRIPLE ThatCamp e faça sua inscrição

Saiba mais sobre o que é um "ThatCamp".