Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Open Science FAIR recebe sessões sobre Nuvem Europeia de Ciência Aberta

Sessões de demonstração focalizam tanto a experiência do utilizador quanto dos provedores de recursos
16 setembro
Sessões de demonstração decorrem nos dias 21 e 22 de setembro
Sessões de demonstração decorrem nos dias 21 e 22 de setembro
© OS FAIR

A conferência Open Science FAIR, que decorre na próxima semana, recebe quatro sessões de demonstração para futuros utilizadores e provedores de recursos/serviços da Nuvem Europeia de Ciência Aberta (EOSC). Nos dias 21 e 22 de setembro, terça e quarta-feira, decorrem duas sessões para cada perfil. As inscrições podem ser feitas através deste link

O Portal EOSC foi concebido enquanto o canal europeu que conecta os diferentes lados - demanda e fornecimento - da EOSC e as suas diversas partes interessadas. É uma porta de acesso às diferentes informações e recursos, oferecendo atualizações sobre sua governança, os seus diferentes participantes, os projetos que contribuem para a sua realização, as oportunidades de financiamento, políticas relevantes a nível europeu e nacional, documentos etc. O Catálogo do portal e o seu Marketplace atuam como um ponto de entrada para uma multiplicidade de serviços e recursos para investigadores. 

A EOSC pretende se tornar o ambiente virtual europeu para todos os investigadores armazenarem, gerirem, analisarem e reutilizarem dados para investigação, inovação e educação. A sua intenção é oferecer um espaço para federar infraestruturas digitais e de dados científicos que estão atualmente espalhadas através das diferentes disciplinas e membros da União Europeia. A iniciativa torna mais fácil e mais eficiente o acesso aos dados e outros resultados de investigação. 

A sessão de demonstração para utilizadores vai oferecer uma visão geral da experiência no Portal, aperfeiçoada no âmbito do projeto EOSC Enhance, e um tutorial sobre como utilizar os principais recursos e funcionalidades para explorar um número crescente de recursos disponíveis para investigadores. 

Para os fornecedores de recursos e serviços, o Portal EOSC acolhe os interessados em contribuir para o seu desenvolvimento enquanto um ambiente rico, que oferece uma grande variedade de serviços e recursos. A sessão de demonstração para os fornecedores irá demonstrar como um provedor pode completar com sucesso o seu registo e a sua primeira experiência de integração, bem como gerir o dashboard e suas principais funcionalidades. A integração e a manutenção de recursos de qualidade no Portal oferece aos fornecedores uma grande oportunidade para alcançar investigadores na Europa e além dela. Os fornecedores recebem apoio no processo de integração, visibilidade na plataforma, além de estatísticas de uso atualizadas e feedback dos utilizadores. 


| Participe | 

É investigador(a) e quer saber mais sobre como explorar o Portal EOSC? Deseja integrar seus recursos e/ou serviços no Portal?

Inscreva-se na Open Science FAIR. Confira a programação completa



>> A OS FAIR é organizada pelas principais infraestruturas de investigação de Ciência Aberta da Europa, dentre elas o consórcio OPERAS, do qual a UC é um dos membros centrais. Leia mais sobre o evento