Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Plataforma europeia convida comunidade das CSH para workshops de co-design

GOTRIPLE irá fornecer um ponto único de acesso para recursos abertos, conexão com projetos, ferramentas inovadoras e financiamento nas CSH
24 março
Workshops visam integrar a comunidade de futuros utilizadores no design da plataforma GOTRIPLE
Workshops visam integrar a comunidade de futuros utilizadores no design da plataforma GOTRIPLE

Projeto financiado pelo Horizonte 2020 e um dos serviços da infraestrutura OPERAS, o TRIPLE - Transforming Research through Innovative Practices for Linked Interdisciplinary Exploration - está a promover workshops de co-desenvolvimento de sua plataforma de descoberta com potenciais utilizadores. A ideia é envolver ativamente a comunidade no design da plataforma GOTRIPLE, que deverá estar totalmente funcional até 2023. 

A plataforma, baseada no motor de busca Isidore, desenvolvido pelo French National Centre for Scientific Research (CNRS), irá fornecer um ponto único de acesso para utilizadores (investigadores, instituições como universidades e bibliotecas, mas também empresas, consultorias, media e fornecedores de serviço) a variadas ações e serviços. Entre eles, estão: permitir a descoberta e a reutilização de recursos abertos das Ciências Sociais e Humanidades (CSH), como dados de investigação e publicação que estão atualmente dispersos em repositórios locais; encontrar e conectar com outros investigadores e projetos além das fronteiras de disciplinas e idiomas; fazer uso de ferramentas inovadoras para apoiar a investigação (por exemplo, visualização, anotação, sistemas de recomendação e de construção de confiança; e descobrir novas maneiras de financiamento de investigação (como por exemplo, o crowdfunding). 

As sessões decorrerão entre o final de março e o início de junho, e irão focalizar, em cada uma, uma funcionalidade específica ou página da plataforma. Os workshops acontecerão remotamente - usando interfaces como Zoom, Teams ou Google Meet - e irão durar entre duas e três horas. 

Dentre as sessões planejadas, estão:

- Public User Profiles. Cada utilizador registado no GOTRIPLE terá um perfil público, onde todas as informações relevantes estarão disponíveis para outros utilizadores. A participação neste workshop irá auxiliar no desenvolvimento da página, onde os participantes irão definir o que é importante de ser mostrado e a melhor maneira de mostrar as informações relevantes. 

- Ferramenta de anotação "MyGOTRIPLE". Os participantes, neste workshop, ajudarão a desenvolver a ferramenta de anotação da plataforma, indicando o que é importante ao comentar e destacar conteúdo textual. 

- Dashboard Privado do Usuário. Os participantes neste workshop ajudarão a mostrar o que mostrar página de Dashboard privado, de que maneira. 

- GOTRIPLE Dashboard. Dedicado ao Dashboard geral do GOTRIPLE, neste workshop a ideia é entender como a página geral pode ser útil para os utilizadores e o que deve ser mostrado nela. 

- Dashboard de Disciplinas. A ampla variedade das disciplinas das Ciências Sociais e humanidades estão no centro da experiência do usuário no GOTRIPLE e este dashboard é onde elas estarão disponíveis. Os participantes do workshop ajudarão os desenvolvedores a entender a importância das disciplinas e como apresentá-las na página. 

- Sistema de Construção de Confiança (Trust Building System - TBS) GOTRIPLE. O TBS será usado para detectar parceiros confiáveis para os investigadores das Ciências Sociais e Humanidades (CSH). O sistema pode ser aplicado para uma vasta gama de usos como colaboração interdisciplinar, oportunidades de financiamento e parcerias, ajudando a gerar uma situação favorável para todos os stakeholders dentro e fora da comunidade das CSH. Um protótipo do TBS está pronto para ser testado e melhorado com o input dos participantes. Para testá-lo, o interessado precisa ter uma demanda real para resolver, e acreditar que sua rede privada de pares de confiança poderiam ajudá-lo. 

Para fazer sua inscrição nos workshops, deverá enviar um e-mail para os facilitadores, cujos contactos, bem como os detalhes das sessões, estão disponíveis nesta página


| Saiba mais | 

Aceda à página do projeto TRIPLE

O projeto tem duração de 42 meses e seu objetivo final é integrar a sua solução de descoberta GOTRIPLE, que estará totalmente operacional em 2023, ao marketplace da European Open Science Cloud (EOSC).

Um protótipo da plataforma será lançado no outono de 2021.