Imprensa da Universidade

Lições de Pediatria (vol. I e vol. II)

licoes-pediatria

Coordenadores: Guiomar Oliveira; Jorge Saraiva
Língua: Português
ISBN: 978-989-26-1299-7
ISBN Digital:978-989-26-1300-0
DOI:
Editora:
Imprensa da Universidade de Coimbra
Edição: 1.ª
Data: Outubro de 2017
Preço: 55,12 €
Dimensões: 245 mm x 200 mm
N.º Páginas: 350 (vol. I) + 364 (vol. II)

Sinopse:

As “Lições de Pediatria” da FMUC vêm sendo publicadas desde os anos 90. Esta edição é uma atualização deste meio de ensino-aprendizagem que tão útil tem sido, no passado e no presente, aos alunos de medicina e jovens médicos. A Pediatria é uma especialidade médica que engloba os cuidados integrais de saúde à criança e ao adolescente desde a sua conceção, numa perspetiva holística de promoção da saúde, prevenção e tratamento das doenças. Contempla ainda a defesa do bem-estar físico, mental e social desta população, integrada na sua comunidade. Este manual elaborado por pediatras de diferentes escalões etários contém 45 lições, cujos conteúdos respondem a este leque de cuidados. Cada tema foi escrito com grande rigor científico, mas associadamente foi introduzido o saber e a experiência clínica de quem diariamente presta cuidados de saúde às crianças, de modo a que o conhecimento pediátrico essencial chegue celeremente aos mais novos. Todos os médicos no decurso da sua atividade profissional poderão observar crianças. Mas, cerca de 85% das consultas de Saúde infantil e juvenil é feita por médicos de medicina geral e familiar e as restantes por pediatras. Assim, estas lições foram redigidas de modo a que numa fase inicial de preparação do médico pluripotencial e mais tarde dos jovens médicos internos fiquem capazes de: 1 - elaborar uma história clínica pediátrica; 2 - realizar as consultas de vigilância de saúde infantil e juvenil; 3 - resolver as situações mais frequentes da clínica pediátrica; e, 4 - referenciar atempadamente.

carrinhodecompras