Obras morais: sobre o afecto aos filhos: sobre a música

afecto

Autor: Plutarco • Carmen Soares; Roosevelt Rocha (Tradução do grego, introdução e notas)
Língua: Português
ISBN: 978-989-26-0275-2
ISBN Digital: 978-989-26-0286-8
DOI: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-8281-43-2
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra/Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos
Edição: 1.ª
Data: 2012
Preço: 11,00 €
Dimensões: 190 mm x 120 mm
N.º Páginas: 245

Sinopse:

O tratado Sobre o Afecto aos Filhos encerra uma lição moral clara, a saber: ‘a finalidade de ter filhos e criá-los reside não na utilidade mas no amor’ (496 a.C.). Toda a argumentação de Plutarco visa provar a verdade da fundamentação afetiva para a procriação e educação dos filhos. Ou seja, estamos perante mais um escrito em que se revela a preferência do Autor por abordar os valores da família e, muito em particular, por realçar a base emotiva em que assentam os laços da philia entre progenitores e respetiva prole.
O livro Sobre a Música, de Plutarco, é um dos documentos mais importantes que possuímos sobre a história e a teoria da música na Antiguidade Clássica. Nele encontramos informações de grande relevância, especialmente sobre os períodos mais recuados da história da música e da poesia gregas antigas. Além disso, nele encontramos também testemunhos de autores dos séculos V e IV a. C. sobre a teoria musical grega acessíveis somente nesta obra.

carrinho3