Imprensa da Universidade

Língua: Português
ISBN Digital: 978-989-26-0833-4
DOI: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0833-4
Editora: Imprensa da Universidade de  Coimbra/Annablume/Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da FLUC
Data: Dezembro 2014
Preço: 15,00 €
Dimensões: 160 x 240 mm
N.º Páginas: 418

Sinopse:

O propósito do presente estudo centra-se na leitura do que terá sido a rede de povoamento rural em época romana na região do Alto Alentejo. Uma área territorial extensa e com uma paisagem muito diversa, o que permite tentar perceber como se alteram os padrões de organização de sítios, em função desse quadro natural, mas também das comunidades que já habitavam este território. Também o tempo escolhido é intencionalmente longo, pois na análise considera-se a evolução desde o estabelecimento da paisagem imperial até à data de 711, marco temporal que de alguma forma se assume como significante para estabelecer a fronteira com o mundo antigo. Assim, com uma forte componente de trabalho de prospecção, procede-se a uma análise dos factores que motivaram a criação de uma paisagem onde, durante o Império e a Antiguidade Tardia, as mais diversas pessoas habitaram e modificaram o território que é hoje o Alto Alentejo.

downloadebook