Imprensa da Universidade

Cosmópolis: mobilidades culturais às origens do pensamento antigo

cosmopolis_mobilidades_culturais

Coordenadores: Gabriele Cornelli, Maria do Céu Fialho e Delfim Leão
Língua: Português
ISBN: 978-989-26-1287-4
ISBN Digital: 978-989-26-1288-1
DOI: https://doi.org/10.14195/978-989-26-1288-1
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra/Annablume
Edição: 1ª
Data: Dezembro 2016
Preço: 39,22 €
Dimensões: 160 mm x 230 mm
N.º Páginas: 312

Sinopse:

Apesar das suas tensões e contradições, os diversos discursos acerca da globalização deixam entrever um desejo de construir o espaço e o tempo do encontro entre mundos e culturas, mediante a persistência de um diálogo que aproxime as distâncias, mas respeite as diferenças. Parte considerável da formação política, cultural, urbanística, linguística do mundo ocidental hauriu motivos e soluções da instituição das póleis e cosmópoleis do Mundo Antigo. Por outro lado, a mobilidade pode mesmo ser considerada um traço característico da cultura luso-brasileira, desde os descobrimentos portugueses e a sua produção cultural, nos primeiros passos da literatura jesuítica no Brasil, em especial em José de Anchieta, passando por António Vieira, Machado de Assis, Guimarães Rosa, entre outros. Por esse motivo, a presença e os diversos matizes do tema da mobilidade e da cosmópolis antigas na recepção da Antiguidade Clássica na literatura de língua portuguesa constituem igualmente um tema central do volume.

carrinhodecompras