Imprensa da Universidade

Redes Culturais nos Primórdios da Europa: 2400 Anos da Fundação da Academia de Platão

redes_culturais

Coordenadores: Carmen Soares; Francesc Casadesús Bordoy; Maria do Céu Fialho
Língua: Português
ISBN: 978-989-26-1176-1
ISBN Digital: 978-989-26-1177-8
DOI: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-1177-8
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Edição: 1ª
Data: Abril 2016
Preço: 15,90 €
Dimensões: 160 mm x 230 mm
N.º Páginas: 161

Sinopse:

Em comemoração dos 2400 anos da fundação da Academia de Platão, o presente volume reúne dez contributos sobre a figura do fundador da Academia, sua escola e obra, bem como sobre a influência por ele exercida em autores posteriores (da Antiguidade aos nossos dias) e receção desse legado ao longo da história. Em termos de temáticas abordadas, os primeiros cinco capítulos incidem na análise de conteúdos diversos trata‑ dos nos diálogos platónicos. Começa‑se por considerar a importância do Fedro na conceção filosófica de um ‘lu‑ gar supraceleste’. Seguem‑se duas reflexões sobre a paideia platónica, uma centrada n’ O Político, outra na análise das práticas desportivas n’ A República e n’ As Leis. São também perspectivadas as implicações (dramáticas/filosóficas) da origem multicultural das personagens n’ As Leis, bem como a perceção do banquete como modelo de comunidade sobre a qual se constitui a comunidade filosófica. Os cinco capítulos restantes concentram a sua atenção na presença em autores posteriores (do neoplatonismo à literatura contemporânea) do filósofo, da sua obra e da Academia.

carrinhodecompras