Imprensa da Universidade

A coleção de vasos gregos do Instituto Gómez-Moreno, Fundação Rodríguez-Acosta, Granada

vasosgregosgomez

Autores: Rui Morais; Andrés María Adroher; Mª Carmen López Pertiñezdo
Língua: Português
ISBN: 978-989-26-1198-3
ISBN Digital: 978-989-26-1199-0
DOI: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-1199-0
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Edição:
Data: Abril 2016
Preço: 38,16 €
Dimensões: 240 mm x 145 mm
N.º Páginas: 197

Sinopse:

Na coleção de vasos gregos de Gómez-Moreno que atualmente integra o espólio do Instituto com o mesmo nome, sediado na Fundação Rodríguez-Acosta, em Granada, podemos encontrar essa pluralidade de temas e alguns exemplos da perenidade e beleza desta forma de arte helénica. Esta coleção é composta por vinte e três exemplares, repartidos por produções gregas de corinto, da ática e da beócia, e por produções etruscas de origem falisca e da região da Apúlia. Destas são maioritárias as produções áticas, com dez vasos de figuras negras, seguidos por dois de figuras vermelhas e quatro de verniz negro. A todos os exemplares decorados foi possível sugerir autoria, alguns atribuídos a grandes mestres, como a taça do Pintor de Amasis (neste caso já identificado por D. von Bothmer), das três ânforas de tipo B, (Grupo E, Psiax e Grupo de Léagros – próximo do Pintor de Rycroft) e uma hídria atribuível a Euphiletes. Interessante é ainda aduzir uma kalpis de figuras vermelhas, que representa um interessantíssimo falso enquadrável no contexto das produções do século XIX.