Imprensa da Universidade

O sangue de Bizâncio: ascensão e queda do império romano do oriente

osangue

Direção: João Gouveia Monteiro
Língua: Português
ISBN: 978-989-26-1289-8
ISBN Digital: 978-989-26-1290-4
DOI: https://doi.org/10.14195/978-989-26-1290-4
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Edição: 1.ª edição
Data: Março 2017
Preço: 18,50 €
Dimensões: 152,4 mm x 228,6 mm
N.º Páginas: 520

Sinopse:

Esta obra visa dar a conhecer a história do Império Romano do Oriente – conhecido como Império Bizantino (séculos IV-XVI). Trata-se de um livro panorâmico, centrado nos aspetos políticos e militares, que pretende facilitar um primeiro contacto com a odisseia milenar da parte oriental do velho Império Romano, derrubado pelos povos bárbaros no século V. Não é possível compreender a Europa atual sem conhecer a história do Império Bizantino; só através dela poderemos perceber o início da expansão muçulmana, o percurso do Cristianismo, a constituição da Igreja Ortodoxa, o aparecimento do alfabeto cirílico, a origem dos nacionalismos balcânicos, a formação do Estado russo, a aventura do pequeno reino da Arménia ciliciana, a epopeia dos Mongóis na Ásia Menor, as Cruzadas na Terra Santa... Este é, pois, um livro de iniciação a um tema quase esquecido pelos historiadores e pelos programas universitários portugueses. E uma porta de entrada num mundo único e fascinante – o do império cor de púrpura, que os Turcos Otomanos acabariam por conquistar em 1453.

carrinho3