Imprensa da Universidade

ISBN: 978-989-26-1238-6
ISBN Digital: 978-989-26-1239-3
DOI: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-1239-3
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra/Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra
Edição: 1.ª
Data: Outubro 2016
Preço:  19,08€
Dimensões: 160 mm x 230 mm
N.º Páginas: 176

Sinopse:

A riqueza teórica e a polissemia do conceito de interdisciplinaridade, cujas fronteiras surgem com frequência mal definidas em relação a conceitos afins como a multidisciplinaridade e a transdisciplinaridade, têm contribuído para que nem sempre sejam claros os seus contornos metodológicos. Ainda assim, é crescente a convicção entre académicos e investigadores sobre a necessidade de romper com as limitações epistemológicas e metodológicas do quadro disciplinar tradicional. A coexistência de múltiplos olhares sobre a mesma problemática, condição essencial para a compreensão da realidade na sua complexidade, tem vindo a ganhar cada vez mais espaço entre investigadores e professores. Porém, esta unanimidade quanto aos benefícios e potencialidades da interdisciplinaridade para o avanço do conhecimento, tanto na investigação como no ensino, tarda a encontrar acolhimento satisfatório na definição das metodologias e práticas de investigação interdisciplinares na Universidade. A tentativa de encontrar respostas para este aparente desfasamento esteve no centro das preocupações dos autores e respetivos contributos reunidos neste livro.