Imprensa da Universidade

A Cultura Epigráfica no conuentus Bracaraugustanus (pars occidentalis):

percursos pela sociedade brácara da época romana vol. II
aculturaepigraficaII

Autor: Armando Redentor
: 978-989-26-1440-3
ISBN Digital:
978-989-26-1441-0
DOI: https://doi.org/10.14195/978-989-26-1441-0
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Edição: 1.ª
Data: Julho 2017
Dimensões: 160 x  230 mm
N.º Páginas: 474

Sinopse:

Com o dealbar da época romana no Noroeste hispânico, assiste-se à irrupção do hábito epigráfico, novel prática em termos de cultura comunicacional introduzida pela administração imperial e seus agentes e que depressa se entranha no modo de estar das populações locais, mormente por via das suas elites. Tratando-se de forma de comunicação que visou, em grande medida, a comemoração e auto-representação individuais, mas também de colectividades, a materialidade desse exercício, plasmada nos suportes gravados com textos de finalidade diversa, serve-nos hoje como fonte privilegiada para afrontar os desafios que a construção de conhecimento sobre as sociedades da Antiguidade encerra, ainda que aí não se reflicta o todo social. É este o mote da investigação encetada no contexto territorial calaico meridional. Partindo da revisão do dossiê epigráfico do Ocidente brácaro e da clarificação da sua natureza, cronologia e representatividade, percorrem-se alguns dos marcadores da sociedade que vivificou, em época romana, o território, os núcleos de povoamento e as artérias que o uniram.

downloadebook