Imprensa da Universidade

A dinâmica da espiral: uma aproximação ao mistério de tudo

espiral

Autores: Sebastião J. Formosinho; J. Oliveira Branco
Língua: Português
ISBN:
978-989-26-0550-0
ISBN Digital: 978-989-26-0768-9
DOI: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0768-9
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Edição:
1.ª
Data:
Maio 2013
Preço:
Dimensões:
230 mm x 160 mm
N.º Páginas:

Sinopse:

Demandar o mistério de tudo, parece ambicioso. Mas os autores não vêm falar "sobre" tudo. Como nos tomos anteriores - 1. O brotar da Criação. Um olhar dinâmico pela ciência, a filosofia e a teologia; 2. A Pergunta de Job. O homem e o mistério do mal; 3. O Deus que não temos. Uma história de grandes intuições e mal entendidos - aspiram a "uma aproximação". Interrogam questões essenciais para o homem. O real não está aí/aqui a desencorajar mas a estimular a procura.
É difícil supor que este é o único planeta em que a vida seja viável. Inclusive a vida inteligente. Há temas que é preciso repensar à escala cósmica, e mais. Esta nova consciência obriga a alargar o horizonte. É tempo de se começar a enfrentá-los. A cosmologia e a física anteciparam-se. A filosofia não tinha de se atrasar. E a cultura e a teologia não podem ignorar esta questionação.
É possível afirmar, na base mais de um saber tácito do que explícito, que tudo paira num Horizonte que desafia sem limite. Mais dentro ressoa a intensidade. Aceitando os alicerces de confiança em que assenta o conhecimento humano, é possível estar seguro da Inteligibilidade do real. E daí, tentar entrever mais.
Perfaz se uma tetralogia? São volumes independentes, e não importa o rótulo. A Dinâmica da Espiral. Uma aproximação ao mistério de tudo propõe-se ir ao encontro de leitores/as que gostam de reflectir por si.

carrinho3