Revista Portuguesa de Pedagogia - Ano 48-2

Dimensões: 170 mm x 240 mm
N.º Páginas: 162

Sinopse:

O final do século XX marca, segundo alguns autores, o fim de um sistema de ensino superior moderno, associado à sociedade industrial e ao Estado nação. Os sistemas de ensino superior do século XXI procuram responder aos desafios das sociedades e economias do conhecimento, num contexto de globalização. A massificação e crescente heterogeneidade da população estudantil, com o aumento da participação de “novos públicos”, e a ênfase no desenvolvimento de competências para o mercado de trabalho, entre outros fatores, têm vindo a alterar a organização e o funcionamento das instituições do ensino superior, implicando uma reconfiguração do trabalho docente, das relações interpessoais e dos métodos pedagógicos. Estas mudanças conduziram a novas maneiras de encarar o ensino, a aprendizagem e a avaliação, apelando‑se mesmo à implementação de um novo paradigma, suscitando da parte de docentes, de estudantes e da comunidade académica, em geral, posições contraditórias, frequentemente associadas às dificuldades sentidas na sua concretização e às tensões entre uma conceção instrumental de educação, subordinada aos imperativos económicos e sublinhando a relevância do ensino superior na qualificação da força de trabalho, e uma conceção de educação mais humanista, solidária e cidadã, orientada para a formação de estudantes reflexivos e participativos.
Os novos desafios que se colocam ao ensino superior realçam a importância de se repensar os processos de ensino/aprendizagem, conduzindo essencialmente à adoção de estratégias pedagógicas e práticas curriculares inovadoras, a formação e o desenvolvimento profissional dos docentes e a relevância social do ensino superior, entre outras questões políticas e pedagógicas.
Pretende‑se com este número temático contribuir para a partilha de ideias, saberes e experiências, promovendo o debate sobre algumas dessas questões associadas à renovação do ensino superior.
Excerto do Editorial de Armanda Pinto da Mota Matos, Ana Maria Seixas, Carlos Folgado Barreira, Maria Filomena Gaspar e Maria da Graça Bidarra

downloadebook