Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Revista portuguesa de pedagogia: ano 46-1

Revista Portuguesa de Pedagogia 46-I

Direção: Armanda Pinto da Mota Matos
Língua: Português
ISSN: 0870-418X
ISSN Digital: 1647-8614
DOI: http://dx.doi.org/10.14195/1647-8614_46-1
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Data: Julho 2012
Periodicidade: Semestral
Dimensões: 170 mm x 240 mm
N.º de páginas: 147

Sinopse:

O presente número da Revista Portuguesa de Pedagogia inaugura o seu quadragésimo sexto ano de publicação. O caminho percorrido desde a sua primeira edição, em 1960, ficou marcado pelos vários e preciosos contributos de todos quantos, com grande dedicação e investimento, acreditaram, construíram e deram continuidade a este projeto editorial, mas também dos incontáveis autores que, ao longo dos anos, fizeram da Revista Portuguesa de Pedagogia um espaço de partilha de conhecimento e de reflexões, permitindo a sua progressiva afirmação na área da educação.
Com este número, a Revista Portuguesa de Pedagogia entra numa nova fase, comprometendo‑se a dar continuidade à procura de exigência e de rigor científico que a tem caracterizado, num processo em que a cumplicidade e a exigência dos seus leitores têm sido, e queremos que continuem a ser, fundamentais. A intenção de promover o contínuo e fundamentado debate em torno das questões atuais da educação, e de divulgar os resultados da investigação neste domínio junto de estudantes, docentes e investigadores, alia‑se a um esforço de modernização e de internacionalização que se pretende empreender e para o qual será determinante a colaboração de novos elementos num corpo editorial constituído por especialistas de reconhecido mérito científico, de Portugal, Brasil, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra e Itália. Destacamos ainda a recente disponibilização da Revista Portuguesa de Pedagogia em formato eletrónico, na “UC Impactum” (http://impactum.uc.pt/), a plataforma digital da Universidade de Coimbra dedicada a publicações periódicas.
O número da Revista Portuguesa de Pedagogia que agora se apresenta convida à reflexão em torno de um conjunto diversificado de temáticas da área da educação. No primeiro artigo, intitulado A Organização Curricular nos Sistemas Educativos Inglês e Português: Uma Análise Comparativa, Mariana Esteves e José Augusto Pacheco apresentam, com base na análise de documentos estruturantes dos sistemas educativos inglês e português, uma comparação da organização curricular destes dois sistemas educativos, nomeadamente no que se refere à progressão dos alunos, à oferta curricular, aos procedimentos de acesso ao ensino superior, à tipologia de escolas e à dicotomia centralização/descentralização curricular.

Excerto do Editorial de Armanda Pinto da Mota Matos

downloadebook