Revista portuguesa de pedagogia: extra-série, 2011

Dimensões: 170 mm x 240 mm
N.º de páginas: 500

Sinopse:

Com o presente número, a Revista Portuguesa de Pedagogia (RPP) presta homenagem ao Doutor João José Santos Matos Boavida, professor catedrático da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, por ocasião da sua aposentação. Entre 1978 e 2009, desempenhou, nesta instituição, várias funções ligadas à docência, à investigação e à gestão, sendo de destacar, de modo particular, a actividade editorial e a produção científica dada a público na RPP (ver Nota Biográfica).
Ao organizar diversos números temáticos e ao integrar a Comissão de Redacção, desde 1989 até à presente data, assumindo a sua coordenação entre 1991 e 1994, período de redefinição da respectiva linha editorial, o Doutor João Boavida contribuiu de modo decisivo para a internacionalização da RPP e para o reforço da sua identidade no campo das ciências da educação. Por sua vez, a RPP acolheu, ao longo das três últimas décadas, parte significativa da sua investigação, que se traduziu na publicação de artigos fundamentais e estruturantes nos domínios da epistemologia das ciências da educação, da teoria e da filosofia da educação e da avaliação educacional.
Por estas razões, é difícil dissociar a RPP do nome do homenageado e esta é, sem dúvida, a homenagem que adquire para nós, enquanto organizadores do presente número, maior valor simbólico, no sentido de manifestar todo o apreço e reconhecimento que lhe são devidos. Resta-nos uma palavra de agradecimento aos autores nacionais e estrangeiros que se associaram a esta iniciativa, quer através dos artigos enviados, quer através da inscrição do seu nome na Tabula Gratulatoria.

downloadebook